Geral

Estado já imunizou 184,4 mil pessoas contra gripe

10 MAI 2011 • POR Divulgação • 05h28
Vacinação é importante para idosos, gestantes e crianças

Segundo informações da área técnica da imunização da Secretaria Estadual de Saúde, desde o início (25/04) da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, até agora, no Estado – atingindo todos os grupos (idosos, indígenas, crianças, gestantes, trabalhadores dos serviços de saúde) foram vacinadas, 184.442 pessoas, perfazendo uma cobertura vacinal de 44.72%. De acordo com a secretaria, a meta total é vacinar 421.902 pessoas no Mato Grosso do Sul. A vacinação vai até 13 de maio.

A Secretaria Estadual de Saúde informa que a meta de vacinação contra a gripe, para população: indígena, no Mato Grosso do Sul, é de 68.883 (foram vacinadas 25.505 pessoas – cobertura vacinal de 37.03%); idosos, meta de vacinação: 222.650 (foram vacinadas 109.201 - cobertura vacinal de 49.05%); crianças, meta de vacinação: 61.841 (foram vacinadas 28.888 - cobertura de 46.71%); trabalhadores de saúde, meta de vacinação: 28.252 (foram vacinadas 14.189 – cobertura de 50.22%); gestantes, meta de vacinação: 40.276 (foram vacinadas 10.608 – cobertura de 26.34%).

A Sexretaria de Saúde faz um alerta à população para importância da vacinação contra a gripe. Quem ainda não se vacinou para procurar, quanto antes, os postos de vacinação no Estado, para tomar a vacina até a próxima sexta-feira (13).

Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde informou que mais de 12 milhões de pessoas já se vacinaram no Brasil. Segundo o órgão federal, o número representa 40% do público-alvo e a meta é chegar a 80% desse grupo. Lembrando que a vacinação vai até a data marcada, em 33 mil postos de todo o país.

Pessoas com 60 anos ou mais e gestantes em qualquer período da gravidez devem procurar um dos 33 mil postos de vacinação do país. Pais ou responsáveis também levar crianças de seis meses a menores de dois anos (1 ano 11 meses e 29 dias) para se vacinar. Também devem ser imunizados os profissionais da saúde que atuam nessa área.

No caso dos indígenas, outro público-alvo da campanha, a vacinação ocorre nas aldeias onde vivem. A vacinação também é destinada aos trabalhadores de serviços de saúde, que devem seguir as recomendações das Secretarias Estaduais e Municipais.

As pessoas devem procurar a Secretaria de Saúde do seu município ou estado para se informar sobre a lista de postos, bem como o endereço e o horário de funcionamento. Durante a campanha, são mobilizados mais de 240 mil profissionais de saúde no país.

Contraindicações

A única contraindicação é para pessoas com alergia severa à proteína do ovo ou a doses anteriores da vacina contra a gripe. Essas pessoas não devem se vacinar. Para pessoas que apresentam doenças agudas febris moderadas ou graves no momento da vacinação, recomenda-se que a vacinação seja adiada até a resolução do quadro.

Uma doença febril e aguda não representa uma contraindicação, mas é recomendável o adiamento para evitar que as manifestações clínicas da doença sejam, de maneira equivocada, associadas à vacina, como um possível efeito adverso. Na dúvida, um médico deve ser consultado.

Outra forma de prevenir a gripe é manter hábitos simples de higiene, como lavar as mãos com frequência, cobrir nariz e boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar e não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal se estiver com sintomas de gripe – febre, tosse, coriza, dor de cabeça e dor no corpo (músculos e articulações).

Com informações do Ministério da Saúde.