Geral

Após desobediência de presidiários, Agepen realiza operação pente-fino

Operação foi realizada no Presídio de Trânsito de Campo Grande

13 JUL 2016 • POR • 09h34

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) promoveu, na tarde desta terça-feira (12), uma operação pente-fino no Presídio de Trânsito de Campo Grande (Ptran). A ação foi realizada em decorrência de internos de uma das galerias da unidade prisional terem se atrasado a entrar para as celas após o banho de sol, discordando de medidas disciplinares tomadas no local.

Apesar da situação ter sido resolvida às 11 horas, menos de uma hora após a insubordinação dos internos, pela própria equipe de servidores do presídio, a Agepen entendeu que deveria, no período vespertino, realizar uma vistoria geral na Galeria A do pavilhão I, onde ocorreu a negativa dos presos. “É uma medida de praxe que tomamos nesses casos de indisciplina para a manutenção da ordem no local”, destaca o diretor-presidente da agência penitenciária, Ailton Stropa Garcia.

O pente-fino teve início por volta das 14h  e durou cerca de três horas. Policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar foram solicitados para auxiliar na operação, fazendo a contenção dos presos no pátio para que os agentes procedessem às revistas nas celas. Todos os trabalhos foram acompanhados pelo diretor de Operações da Agepen, Reginaldo Francisco Régis.

No total, foram apreendidos nove celulares, quatro carregadores, porções de maconha (em torno de 50 gramas) e  anotações. Vinte presos identificados como líderes da manifestação foram transferidos para a Penitenciária de Segurança Máxima. Também foram abertos procedimentos administrativos internos para a apuração dos fatos.