Alcina Reis é homenageada na Câmara
Jornalista mobilizou sociedade para o não fechamento do Hospital de Câncer de Campo Grande
15 JUL 2016 • POR da Redação • 10h03A Câmara de Vereadores de Campo Grande aprovou na Sessão Ordinária da última terça-feira (5) requerimento verbal solicitado pelo vereador Paulo Siufi que concede uma Moção de Congratulações à jornalista Alcina Reis pelo seu empenho e dedicação em buscar parcerias para evitar o fechamento do Instituto de Prevenção Antônio Morais dos Santos, unidade do Hospital de Câncer de Barretos em Campo Grande.
“Fiquei muito contente pelo reconhecimento da Câmara Municipal ao meu trabalho e esforço em manter este hospital aberto em Campo Grande, mas afirmo que não trabalhei sozinha, pois a população de Campo Grande se engajou nessa luta junto a mim. Não permitindo que perdêssemos esta obra maravilhosa que foi doada para o município pelo senhor Antônio Morais dos Santos”, disse a jornalista Alcina Reis.
No início deste mês, Alcina Reis travou uma verdadeira batalha para que o Instituto de Prevenção Antônio Morais dos Santos não fechasse suas portas em Campo Grande, o que geraria uma calamidade no atendimento à prevenção do câncer em Mato Grosso do Sul, que supera a média nacional nos casos da doença.
Para evitar o fechamento da unidade, que tem um déficit de R$ 350 mil por ano, era preciso que o Conselho Municipal de Saúde do município permitisse um convênio com a prefeitura de Campo Grande, mas a poucos dias do fim do prazo, a medida não tinha sido analisada.
Imprensa e redes
Alcina Reis mobilizou toda população campo-grandense, a imprensa, as redes sociais e demais autoridades, para mostrar a necessidade de se aprovar o quanto antes o convênio, pois como o ano é de Eleições, a decisão só poderia ser tomada no ano de 2017, o que poderia acarretar no fechamento da unidade, que vive de doações.
Depois de toda polêmica em torno da situação, e da pressão exercida pela sociedade e pela imprensa, o Conselho de Saúde de Campo Grande aprovou o convênio, que foi assinado pelo prefeito Alcides Bernal, no dia 1º de julho, no Instituto de Prevenção Antônio Morais dos Santos.
Pelo convênio com a prefeitura, a unidade do Hospital de Câncer de Barretos na Capital vai receber um aporte financeiro no valor de R$ 50 mil reais, permitindo também que a instituição possa angariar outros convênios junto ao governo estadual e federal.