Geral

Aprovada lei que utiliza plantas para combate biológico do Aedes Aegypti

Uma citronela atua em 50 m² e crotolária atrai predador natural do mosquito

19 JUL 2016 • POR Rafael Belo • 09h59
Citronela

Zika, Dengue e Chikungunya podem começar a se “preocupar”, pois seus predadores naturais serão cultivados a partir desta terça (19) em Campo Grande. Foi publicada no Diário Oficial a lei n. 5.715, de 15 de julho de 2016 que autoriza o Poder Executivo Municipal a cultivar plantas consideradas repelentes ao mosquito “aedes aegypti” e doar aos cidadãos do município.

O projeto de lei foi apresentando na primeira quinzena de fevereiro e especificava as plantas “citronela” e “crotolária”, como método natural de combate a dengue. Ela deveria ser plantada nas margens de córregos, praças, canteiros de avenidas, comércios, indústrias e terrenos baldios.  Mas foi modificada pela possível custo implicado a Prefeitura e adaptada.

Juiz de Fora (MG), Dourados (MS), Teresina (PI), Vitória (ES), utilizam o método de maneira eficaz.  A Citronela é bastante conhecida pelos seus efeitos repelentes, principalmente contra mosquitos e borrachudos. A ação de apenas uma planta pode atingir uma área de até 50 m² (cinquenta metros quadrados). Já a Crotolária atrai as libélulas, que são predadoras naturais do Aedes Aegypti, o que pode contribuir para a diminuição da proliferação do mosquito.