Suspeitos de terrorismo da Operação Hashtag estão em Campo Grande
Presos foram transferidos para presídio de segurança máxima federal
22 JUL 2016 • POR • 09h56Os brasileiros suspeitos de terrorismo ligados ao Estado Islâmico e presos pela Operação Hashtag estão em um presídio federal de Campo Grande. Os 10 suspeitos de envolvimento com o grupo terrorista que estaria planejando um ataque nos Jogos Olímpicos Rio 2016 foram encaminhados durante a madrugada do dia de hoje (22).
“Entre as principais provas identificadas até o momento, há uma comunicação eletrônica na qual um dos integrantes do grupo conclama interessados a se organizarem para prestar apoio ao Estado Islâmico com treinamento já em território brasileiro. Foram também identificadas mensagens relacionadas a possibilidade de se aproveitar o momento dos Jogos Olímpicos para a realização de ato terrorista”, aponta, em nota, a Procuradoria da República, no Paraná.
Há também a informação de que a fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai poderia ser um dos meios de entrada de terroristas no Brasil por se tratar de um local com alto nível de atividades ilícitas, facilitando assim o crime.
Os investigadores afirmam que alguns investigados já haviam feito o ‘batismo’ ao Estado Islâmico (bayat), ‘juramento de fidelidade exigido pela organização terrorista para o acolhimento de novos membros’. A Procuradoria informou também que ‘embora se tenha constatado indícios de atos preparatórios pelo grupo, não houve notícia de atos concretos para a realização de ataque terrorista’. O processo tramita em segredo de Justiça para assegu