Tecnologia

Rede social 'sucessora' do Orkut estreia no Brasil

24 JUL 2016 • POR Portal Comunique-se • 15h43

Doze anos depois de desenvolver a plataforma virtual que chegou a contar com mais de 300 milhões de usuários espalhados pelo planeta, o engenheiro de software turco Orkut Büyükkökten traz seu mais novo trabalho ao Brasil. Pensando em alcançar o público nacional, o empresário lançou oficialmente a versão em português da rede social Hello. A estreia no idioma ocorreu na terça-feira (19).

O brasileiro interessado em integrar o time de usuários da Hello deve baixar o aplicativo na App Store ou no Google Play. De acordo com a equipe da nova rede social, mais de 100 mil pessoas do país estavam aguardando para fazer o download do app. Como diferencial, o espaço virtual - focado ao menos até agora em dispositivos móveis - se vende como ferramenta ideal para quem deseja “compartilhar paixões”, com comunidades baseadas pelos interesses dos usuários.

Responsável pela criação da nova rede social ao lado de ex-funcionários do Google, o desenvolvedor turco vê o Hello como espécie de sucessor do Orkut. Sobre a plataforma recém-lançada, o executivo avalia que a presença dela vai contra outros formatos, que, segundo ele, servem para tornar as comunicações interpessoais fragmentadas e vazias. Por isso, comenta ter pensado em algo que valorizasse interações realmente humanas.

A Hello estreia no Brasil com recurso exclusivo para o público local. A equipe da rede social desenvolveu uma persona (equivalente à antiga comunidade no Orkut) sobre os Jogos Olímpicos, que serão realizados durante o mês de agosto no Rio de Janeiro. A ideia é, segundo comunicado oficial, ajudar a formar grupos formados por fãs do evento esportivo e de modalidades específicas, como vôlei. Além do país olímpico, o serviço já está disponível em outros sete países: Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Irlanda, Reino Unido e França.