Geral

Como será o frio da última massa polar de julho?

27 JUL 2016 • POR Climatempo • 08h46

Uma  nova massa de ar polar chega ao Brasil nesta quarta-feira e vai influenciar a temperatura em parte do centro-sul do país até o fim de julho.

Desta vez, o frio não será intenso, nem prolongado e nem tão abrangente como ocorreu entre os dias 17 e 22 de julho. Na passagem desta nova massa polar, a temperatura tem acentuada queda no Sul que volta a registrar temperaturas negativas e geada. No. Pode gear no sul do Paraná, mas desta vez não deve gear na Grande Curitiba.

Não há expectativa de temperaturas baixas o suficiente para provocar geada em Mato Grosso do Sul e nem nos estados do Sudeste.

A passagem desta massa de ar polar nos últimos dias de julho não será suficiente para alterar a tendência de temperaturas acima da média que se observa em quase todo o país. Julho de 2016 vai terminar com temperaturas dentro ou acima da média climatológica em quase todo o Brasil e com menos frio do que junho.

A menor temperatura registrada no Brasil em julho de 2016, considerando as medições do Instituto Nacional de Meteorologia e do Epagri/Ciram* (SC), foi de 7,1°C negativos em General Carneiro, no Paraná, durante a passagem da forte massa polar no começo da segunda quinzena de julho.