Política

MPE oferece denúncia contra ex-prefeito acusado de racismo

18 MAI 2011 • POR Arquivo • 15h24
Ari Artuzi ex-prefeito de Dourados
O Ministério Público Estadual, por meio do promotor de Justiça João Linhares Júnior, ofereceu na segunda-feira (16/05) denúncia em face do ex-prefeito de Dourados Ari Valdecir Artuzi, por ter incitado e praticado o crime de racismo em 2010 durante uma entrevista a um programa de rádio em Dourados.

Em 14 de agosto de 2010, Ari Artuzi, prefeito de Dourados à época, ao responder uma pergunta sobre as obras de recapeamento asfáltico que estavam sendo realizadas pela prefeitura no programa Hora da Verdade, respondeu “nóis temu fazenu serviço de genti branca; serviço de genti (sic).”

Para o promotor de Justiça, a conduta de Ari deve ser combatida para assegurar o respeito à igualdade de todos os cidadãos. “A prática de atos preconceituosos e discriminatórios é absurda e deve ser punida com todo rigor que a lei determina, sob pena de permitir-se que ações aberrantes como a ora apreciada se repitam por toda sociedade.

Caso a juízo acate a denúncia, Artuzzi será citado pelo crime de racismo previsto no artigo 20, § 2.º da Lei n. 7.716/1989, que prevê de um a três anos de reclusão. A denúncia pede que o ex-prefeito seja condenado, também, ao pagamento de trezentos mil reais como indenização moral à coletividade.