Política

Ministra propõe a Puccinelli ações que desenvolvam aquicultura em MS

24 MAI 2011 • POR Rachid Waqued • 08h47
André Puccinelli ao lado de Ideli Salvatti

O potencial de Mato Grosso do Sul para a pesca foi o foco da reunião realizada no início da tarde de ontem (23) entre o governador André Puccinelli e a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti. De acordo com a representante do governo federal o encontro com o governador apontou avanços no Estado para o desenvolvimento de ações que beneficiam a aquicultura e a pesquisa na área.

Salvatti esclareceu que durante reunião com o governador André trouxe a necessidade de agilizar a confecção de licenciamento ambiental e possível isenção do documento para pequenos produtores do Estado para a criação de peixes. “Viemos solicitar mudanças estratégicas na legislação para desenvolver ainda mais a área da aquicultura”, comentou a ministra.

“Também queremos que ocorra aqui uma boa convivência entre a pesca profissional e a pesca turística amadora, sempre atentos para não prejudicar o meio ambiente”, observou. Com isso se busca aliar o crescimento da produção de espécies no pantanal e o turismo ecológico sustentável.

Ainda observando o desenvolvimento aquícola de Mato Grosso do Sul, a ministra lembrou que o Estado terá sua produção de espécies triplicadas com a instalação de parques aquícolas na Bacia do Rio Paraná. “Este Estado tem um grande potencial em áreas, pesquisas e espécies. Aqui temos também várias áreas degradadas para pastagem que podem ser alagadas para a aquicultura”, completou.

Para a estrutura organizacional do setor dentro da esfera pública, Ideli Salvatti apresentou ainda ao governador a possibilidade de criação de uma Secretaria da Pesca, para atender à grande demanda existente no Estado.