Terremoto deixa nove mortos no Peru
15 AGO 2016 • POR AFP • 14h11Ao menos nove pessoas morreram e 40 ficaram feridas na noite deste domingo (14) depois de um terremoto de 5,2 graus de magnitude na região de Arequipa, no sul do Peru, informou a Defesa Civil.
Segundo a fonte, o número de vítimas pode variar, pois existem ainda 40 feridos.
O epicentro foi localizado a 10 km da cidade de Chivay, capital da província de Caylloma, segundo o Instituto Geofísico de Peru. O movimento provocou o desabamento de várias moradias rústicas e bloqueou estradas de acesso, segundo a Defesa Civil. O tremor produziu réplicas durante a madrugada desta segunda, o que mantém a população alarmada.
Uma das localidades mais afetadas foi o distrito de Yanque, onde muitas casas são construídas de pau a pique. "O que mais precisamos neste momento é evacuar os feridos, uma vez que estamos incomunicáveis", declarou uma autoridade de Yanque, Anastasia Suyco.
A governadora regional de Arequipa, Yamila Osorio, pediu apoio aéreo para evacuar rapidamente os feridos. Enquanto isso, rotas alternativas são utilizadas para levar água, comida e abrigo às áreas afetadas.
"Estamos levando ajuda para Caylloma e distritos afetados pelo terremoto. O vice-ministro Martin Vizcarra já está na região", indicou o presidente Pedro Pablo Kuczynski em sua conta no Twitter.
O ministro da Defesa, Mariano Gonzalez, informou que helicópteros estão a caminho para iniciar o transporte dos feridos.
Os terremotos são comuns no Peru, em razão de sua situação geográfica, mas, neste caso, sua profundidade de 8 km pode aumentar o nível de danos na área do epicentro, de acordo com os especialistas.