Trabalhadores da Educação realizam paralisação hoje
Manifestantes protestam contra projetos em trâmite na Câmara e no Senado
16 AGO 2016 • POR Da redação • 09h23Hoje, no "Dia Nacional de Mobilização e Luta pelo Emprego e Garantia de Direitos", o movimento sindical de todo o Brasil estará nas ruas realizando manifestações contra a retirada de direitos e por melhorias trabalhistas.
Em Campo Grande, a Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) convocou os 25 mil filiados para a paralisação das atividades no dia de hoje. O filiado do órgão, o Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP) também convocou os profissionais da educação pública para paralisação de atividades. A motivação dos grupos é uma manifestação pela luta dos direitos da categoria.
A principal pauta do grupo é contra a aprovação do PLP 257, que trata da renegociação das dívidas dos estados e do ajuste fiscal aplicado no serviço público. Além disso, os servidores também protestam contra a PEC 214, aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados neste mês e que limita pelos próximos 20 anos o aumento dos gastos públicos no máximo até o percentual de inflação no ano anterior. A PEC em questão também suspende as vinculações constitucionais para a educação e saúde.
Outro projeto rejeitado pelos manifestantes é o PL 4.567/16, que retira da Petrobras a exclusividade das atividades no Pré-Sal. O texto também acaba com a obrigação de a empresa entrar com ao menos 30% dos investimentos em todos os consórcios de exploração da camada.
“Estamos preparados para enfrentar mais essa batalha em defesa dos direitos dos trabalhadores. Nós não podemos aceitar que os servidores públicos paguem o pato pela dívida e a má gestão pública. Sucatear a educação, saúde e demais áreas fundamentais para a sociedade jamais será a solução dos problemas dos Estados e do país”, afirma o presidente da ACP, Lucílio Souza Nobre.
Na ACP, profissionais da educação iniciaram uma concentração desde as 8h da manhã enquanto os filiados da Fetems se concentram desde as 8h na Praça do Rádio Clube. Após o almoço, os manifestantes irão para Assembleia Legislativa, onde acontecerá às 14h a audiência pública com o tema "Em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras", preposição do deputado estadual João Grandam (PT) em parceria com a Fetems, com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), com o Fórum Estadual de Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul, com o Sindicato dos Bancários de Campo Grande, Dourados e região, além de outros sindicatos e instituições do Estado.