Em primeira reunião oficial, Rose apresenta 5 prioridades para administração da Capital
Candidata à prefeitura listou medidas a serem tomadas
17 AGO 2016 • POR Assessoria de Imprensa • 10h18Na primeira reunião oficial da campanha, a candidata à prefeitura de Campo Grande Rose Modesto ouviu a juventude na noite desta terça-feira (16) no comitê central, localizado no cruzamento das ruas Barão do Rio Branco e José Antônio. A candidata apresentou as 5 prioridades do plano de governo – Saúde, Segurança, Emprego, Educação e Cidade Sustentável - e respondeu às perguntas dos participantes, que entregaram uma carta de intenções com reivindicações. Mais de 300 jovens participaram do encontro, com as lideranças dos partidos coligados, estudantis, religiosas, comunitárias e artistas.
Rose Modesto iniciou o diálogo com os jovens destacando a força deles. “Ao longo da história, toda revolução passou pela juventude”, disse. Ela explicou os cinco pontos prioritários do plano de governo para Prefeitura de Campo Grande. Na gestão da saúde, a candidata assumiu o compromisso de reestruturar a rede e garantir a presença de médicos e disponibilização de medicamentos. Para a área de segurança, a candidata defende que é função da Prefeitura realizar a prevenção, como ampliar a iluminação pública nos bairros, além de integrar a Guarda Municipal com as Polícias Civil e Militar.
Outra prioridade é a educação. A candidata que atuou como professora em várias escolas da Capital falou sobre os altos índices de desistência dos jovens no período noturno. Ela defendeu investimentos em tecnologia para tornar o ambiente mais atrativo, e também citou o déficit de vagas nas creches. “Os nossos professores têm se dedicado incansavelmente, mas é preciso ter um gestor que entenda a importância da educação”, explicou. Outro compromisso é o de tornar a cidade sustentável, conceito que vai além de arborização. A candidata quer saneamento, asfalto de qualidade, lazer e esporte para a juventude.
Já o candidato a vice-prefeito, o diretor-superintende licenciado do Sebrae/MS, Claúdio Mendonça, falou sobre um dos motivos de preocupação para a juventude: o desemprego. “Nós temos aqui a experiência com o ‘Sistema S’, com as federações, para gerar qualificação e oportunidade no emprego, trazendo indústria e empresa para o nosso município”, pontuou.
Uma das jovens presentes, a estudante Maisa Gabriela, 22 anos, disse não conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Ela afirma que, hoje, mesmo com um bom currículo, conseguir emprego está difícil. “Desemprego está em alta, tanto para quem tem ensino médio completo, como para quem não tem”, explica. Ela, que já acompanha o trabalho de Rose, acredita que é importante a presença de uma mulher na Prefeitura. “É a melhor opção que temos, é importante ter uma mulher, representatividade, e nome limpo”.
A estudante Francielly Mercedes, de 20 anos, reclama que hoje em Campo Grande não existem espaços de lazer para a juventude. Além disso, cita que deveria ter mais cursos para os jovens e atividades gratuitas. Francielly, que não conhecia o trabalho de Rose, aproveitou o bate-papo para avaliá-lo.
CONFIANÇA
A vice-governadora inspira confiança na juventude, devido ao trabalho prestado. É o caso do autônomo Diego Rocha, de 29 anos. Participante do movimento funk, ele foi aluno de Rose no primeiro ano do ensino médio, no ano de 2002, na Escola Estadual Maestro Heitor Villa Lobos. “Eu sempre gostei dela, ela sempre ajudou as pessoas, dava aula de violão”, disse.
Já Andrey Borges, 24 anos, que é professor de educação física e militante da Juventude do PSDB, acredita que a Rose representa a nova política. “Vejo ela como forte candidata, pode trazer o diferente para a prefeitura, como mulher, vice-governadora, como guerreira que ela é”.
ESPERANÇA
Na tarde desta terça-feira (16), também no Comitê Central, a candidata realizou adesivagem de veículos. Militantes do PSDB adesivaram cerca de 150 carros, e depois distribuíram panfletos na região.
Ao longo de todo o primeiro dia de campanha eleitoral, Rose Modesto ouviu as pessoas e levou propostas para melhorar a vida dos campo-grandenses. A campanha da vice-governadora teve início já na madrugada, à 00h01 desta terça-feira (16). “Nós temos um período curto para falar com as sete regiões de Campo Grande, então cada minuto é importante”, afirmou.
A candidata da coligação Juntos por Campo Grande contou ainda que a campanha foi muito bem recebida pela população. “Por mais que exista um cansaço natural pelo momento que o País está vivendo, de crise econômica, política e de valores, a gente percebe que nasce uma esperança na população, de que podemos fazer bem a Campo Grande".