Detran aponta queda de 12,9% nos acidentes de trânsito na capital
29 AGO 2016 • POR • 10h58Em sintonia com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) tem direcionado suas ações educativas no sentido da inovação, buscando novas formas de abordagens e desenvolvendo atividades que provoquem a mudança de comportamento no trânsito.
Inovações estas, que com uma série de parceiros vem despontando resultados positivos, como por exemplo, a redução de acidentes e de vítimas fatais em acidentes de trânsito em Campo Grande.
Dados estatísticos do Detran-MS mostram num comparativo entre o primeiro semestre de 2015 e de 2016, que houve uma redução de 12,9% no registro de acidentes na capital, e uma queda de 8,5% de vítimas fatais. “A redução do número de acidentes reforça a importância do trabalho constante de educação para o trânsito e da fiscalização. Estamos avançando, mas ainda há muito para se fazer. É preciso ampliar a consciência dos motoristas e lembrar que, no trânsito todos somos responsáveis”, afirma Gerson Claro diretor-presidente do Detran-MS.
Mato Grosso do Sul assim como os demais estados brasileiros e outros países, faz parte da Década Mundial pela Segurança no Trânsito (2011-2020) lançada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), instituição da Organização das Nações Unidas (ONU), para que governos, empresas e sociedade civil organizada promovessem ações de combate à violência no trânsito, com o objetivo de reduzir em 50% as vítimas no trânsito até 2020.
O Brasil é o 5º país onde mais se morre por causa do trânsito, segundo dados da OMS. “Estamos no caminho certo, empenhados, o número que achamos aceitável é zero para acidentes e vítimas do trânsito, essa é a nossa meta. Todas as nossas ações são baseadas na premissa da Década, em consonância com a orientação dos órgãos centrais do Sistema Nacional de Trânsito”, conclui Gerson Claro.
O Detran-MS está preparando-se para a realização da Semana Nacional de Trânsito de 2016, que tem como tema: “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”. Com o objetivo de impactar e incentivar as pessoas à reflexão de que o trânsito é feito por suas ações, suas escolhas e por isso cada cidadão possui responsabilidades para que o trânsito seja mais seguro.