Vigilancia Sanitária inicia fiscalização em municípios após suspeita de intoxicação por achocolatado
30 AGO 2016 • POR Da redação com assessoria • 14h18Após publicação do Diário Oficial da União desta segunda-feira (29) que determina a interdição cautelar do achocolatado da marca Itambezinho, em todo território nacional do lote nº 21:18, as vigilâncias sanitárias municipais do Estado começam as ações de fiscalização do produto ontem.
O comunicado está sendo repassado através das coordenadorias estaduais de vigilância para todos os municípios, onde cada vigilância municipal poderá adotar as medidas legais cabíveis no sentido de buscar e interditar cautelarmente unidades do lote do produto, caso seja encontrado no comércio local.
A medida foi instaurada após a suspeita de o produto estar associado ao óbito de uma criança uma hora após a ingestão do produto, com relato de mais dois consumidores afetados na mesma residência, em Cuiabá/MT. A resolução tem caráter preventivo até que a investigação do caso seja concluída em um prazo de 90 (noventa) dias.
A interdição cautelar é uma atividade de rotina utilizada pela Vigilância Sanitária quando existe a suspeita de contaminação ou desvio de qualidade de qualquer tipo de produto de interesse à saúde.