Crescimento da Educação Física em MS revela busca por vida mais saudável
30 AGO 2016 • POR Da redação com assessoria • 16h22A prática de atividade física tem crescido a cada dia, mas a população campo-grandense ainda precisa ser exercitar mais. É o que aponta a pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde realizada em 2015. No levantamento, Campo Grande foi a capital de todo o Brasil com maior percentual de adultos obesos: 22%. Ainda ficou em sétimo no índice de pessoas com excesso de peso, com 55% da população.
Considerada a melhor forma de garantir uma qualidade de vida, uma rotina de exercícios físicos pode prevenir fatores de risco como pressão alta, problemas cardiovasculares e obesidade. O Ministério da Saúde recomenda 150 minutos de atividade moderada por semana para adultos e 300 minutos de atividade moderada para adolescentes.
A busca por uma vida mais saudável pode ser notada em Campo Grande com o grande número de pessoas que têm procurado sair do sedentarismo. O reflexo está no número de profissionais de Educação Física habilitados que cresceu nos últimos anos. Em 2000, quando foi criado o Conselho Regional de Educação Física da 11ª Região/ MS (CREF11/MS) eram 573 profissionais em Mato Grosso do Sul. Hoje o número é bem maior, 5.813. Já o número de academias em todo estado passou de 35 em 2001 para 691 em 2016.
"A prática de exercícios físicos gera inúmeros benefícios à saúde da população. Mas é muito importante ter a supervisão de um profissional para que não ocorram lesões e que os treinamentos sejam realizados de acordo com a situação de cada pessoa. Assim, cada um atingirá melhores resultados e só terá benefícios para a saúde", destaca o presidente do CREF11/MS, Ubiratam Brito de Mello.