Geral

Termina hoje o 9º Arraial de Santo Antônio

13 JUN 2011 • POR Denílson Secreta • 05h04
O Arraial de Santo Antônio ocorre na Praça do Papa

O 9º Arraial de Santo Antônio vai oferecer lazer e diversão para a população. O evento também é uma marca da solidariedade do campo-grandense para com os mais carentes. E isto inclui o poder público. Criada para reverenciar o padroeiro do Município, a festa tem a participação de entidades assistenciais que recebem, gratuitamente, da administração municipal toda a estrutura necessária. “É uma festa da família que ajuda muita gente”, costuma dizer o prefeito Nelsinho Trad.

Todos os anos, o Arraial é aberto oficialmente após a procissão do Santo “casamenteiro”. Com a mudança de local do evento para o Bairro Santo Amaro, o cortejo sairá da Paróquia Comunidade Bom Jesus, no Lar do Trabalhador, até a Praça do Papa.

Em sua nona edição, o Arraial de Santo Antonio terá a participação de 68 entidades. Para a grande maioria delas, este é o principal evento em termos de arrecadação. Com entrada de graça e uma programação que inclui shows musicais, concurso de quadrilhas e atrações para as crianças, durante os quatro dias de festa, todos os anos a população comparece maciçamente à festa. O preço das comidas comercializadas é outro atrativo para o público.

Nas 68 barracas que este ano se espalharão em uma grande área ao lado do Memorial do Papa João Paulo II, no bairro Santo Amaro, o público irá encontrar pratos que já foram integrados à cultura regional, como o arroz carreteiro, até guloseimas típicas de festas juninas como bolo de fubá e pé-de-moleque. Os preços vão variar de R$ 0,50 (cinqüenta centavos) a R$ 10,00 (dez reais). Estes valores estimulam as pessoas a consumir e, em conseqüência, a contribuir para que as entidades comercializem praticamente tudo o que preparam para o arraial.

O concurso de quadrilhas faz parte da programação que costuma movimentar bastante o Arraial de Santo Antonio, a cada ano. Tudo começa com as crianças, passa pelos ensaios e culmina com a apresentação e a disputa animada entre os participantes. A cada festa, as quadrilhas surpreendem público e jurados, com coreografias que marcam pela originalidade, pesquisa e harmonia na composição dos figurinos.

Hoje, dia do padroeiro é feita a grande queima da fogueira.