Massa de ar polar deixa temperaturas mais baixas e frio vai até quinta-feira
5 SET 2016 • POR da Redação • 15h06Definitivamente o final de agosto e esse começo de setembro estão atípicos. Acostumados com tempo seco e calor nesse período, muitos campo-grandenses estão surpresos com a necessidade de casacos e guarda-chuvas.
A coordenadora do Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS), Franciane Rodrigues, o motivo desse fenômeno é um sistema de baixa pressão muito forte que vem do Paraguai e chega MS. "Além disso, também há um sistema que traz umidade da Amazônia. Esses dois sistemas causam essa instabilidade, causando chuvas", explica.
Ela ainda explica que o mês de setembro será mais chuvoso que o normal. "É esperado um volume de 100 a 200 milímetros acima da média nas regiões Sul e Sudoeste de MS. Em Campo Grande, deve chover de 25 a 50 milímetros do que a média história, ou seja, esperamos 80,6 milímetros para esse mês de setembro".
Além disso, Franciane comenta que chega nesta terça-feira uma massa de ar polar, intensificando o frio. "Amanhã haverá nebulosidade, mas sem previsão de muitas chuvas, e até quinta-feira ainda teremos um friozinho. Depois volta a esquentar".
As temperaturas para Campo Grande amanhã ficarão entre 12ºC e 20ºC.