Política

Ministro garante 7,5 mil vagas para o Projovem em MS

12 JUN 2011 • POR Assessoria • 01h11
O ministro Carlos Lupi e o senador Delcídio

O senador Delcídio do Amaral (PT) recebeu nesta quinta-feira, 9, um comunicado do ministro Carlos Lupi, informando que o Ministério do Trabalho disponibilizou 7,5 mil vagas do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) para Mato Grosso do Sul.

Das 7,5 mil vagas, um mil irão para Corumbá, um mil para Três Lagoas e 5,5 mil para o governo do estado distribuir entre os demais municípios. As vagas atendem ao pedido feito por Delcídio a Lupi no fim do mês de abril. “O resultado foi melhor do que o esperado”, comemorou o senador.

“Pedi duas mil vagas para Corumbá e Três Lagoas e o ministro está nos atendendo com 7,5 mil, o que vai nos dar a oportunidade de contemplar um número maior de jovens em vários municípios”, explica o senador. “Determinei a minha assessoria que entre em contato imediatamente com as prefeituras e o governo do estado, para que possamos dar início aos cursos o mais rápido possível”, emenda.

Criado em 2005 pelo governo federal, o Projovem tem como meta a inclusão social de moças e rapazes com idade entre 18 e 29 anos, que embora alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental. O objetivo é reinseri-los na escola e no mercado do trabalho.

“O programa é um sucesso porque oferece aos jovens a oportunidade não só de se aprender uma profissão, ao mesmo tempo em que lhes garante renda”, avalia Delcídio. Cada participante do programa recebe uma bolsa no valor total de R$ 600, paga em parcelas mensais durante o período de profissionalização.