Donos de chácaras são multados por desmatamento de área de preservação e exploração de madeira
16 SET 2016 • POR Da redação com PMA • 16h17Polícia Militar Ambiental (PMA) autuou dois proprietários rurais por degradação ambiental em Bodoquena, cidade a km de Campo Grande.
Em uma chácara os policiais encontraram desmatamento de 1 hectare em uma área de encosta de morro, que se trata de área de preservação permanente (APP). As atividades foram interditadas e o proprietário da chácara, de 65 anos, foi autuado administrativamente e multado em R$ 5.000,00. Ele também foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil de Bodoquena e responderá por crime ambiental. A pena é de um a três anos de detenção.
Na chácara vizinha, o proprietário desmatou 2 hectares em uma área de encosta do mesmo morro. Nesta propriedade, a PMA também encontrou em deposito, 200 estacas e seis toras de madeira da espécie aroeira, sem a documentação ambiental que comprovasse a origem.
As atividades foram interditadas e o proprietário da chácara, de 46 anos, foi autuado administrativamente e multado em R$ 11.200,00. Ele também foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil de Bodoquena e responderá por dois crimes ambientais. Pela exploração da aroeira, a pena prevista é de um a dois anos de reclusão. Pela destruição da área de preservação, a pena é de um a três anos de detenção.
Os infratores foram notificados a apresentar um Plano de Recuperação de Área Degradada junto ao órgão ambiental.