Campo-grandense é preso transportando 92 kg de pescado fora da medida permitida por lei
22 SET 2016 • POR Da redação com PMA • 17h56Um campo-grandense foi preso por pesca predatória na BR 262 em Anastácio. A Polícia Militar Ambiental flagrou o homem transportando 92 kg de pescado curimbatá, dourado e outras espécies e 71 peixes estavam fora da medida permitida por Lei. Havia pescado curimbatá com 30 centímetros, 8 centímetros a menos que a medida permitida e dourado com 56 centímetros, quando a medida permitida é de 65 centímetros para a espécie. O pescado e o veículo foram apreendidos.
O homem afirmou que ganhou o pescado de sua mãe, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado, juntamente com material apreendido, à delegacia de Polícia Civil de Anastácio, onde ele foi autuado em flagrante por crime ambiental de transporte de produto da pesca predatória e saiu depois de pagar fiança. A pena para o crime é de um a três anos de detenção. O pescado será doado para instituições filantrópicas depois de periciado.O infrator também foi autuado administrativamente e multado em R$ 2.840,00.
Nos meses de setembro e outubro, período próximos ao fechamento da pesca, o número de pescadores nos rios do Estado aumentam significativamente, em razão do início da formação de cardumes e, consequentemente, a maior facilidade de captura. Por essa razão, a PMA intensifica gradativamente a fiscalização preventiva nos rios, para evitar a pesca predatória e retirar petrechos ilegais armados, que possam depredar os cardumes, bem como em estradas do Estado, para reprimir, prendendo os que insistem em praticar a pesca predatória.