Presidente do TSE fala sobre urgência de uma reforma política no país
23 SET 2016 • POR Da redação com assessoria • 18h14Durante palestra na manhã desta sexta-feira (23), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, defendeu a urgência de se fazer no país uma reforma política consistente e que atenda aos interesses de toda a sociedade.
“A reforma política tem um grande adversário, que é o próprio congressista, que desconfia muito de novos modelos. Ele foi eleito por um dado modelo e desconfia muito de reformas, porque podem não ser adequadas aos seus próprios interesses. Por isso, é muito difícil fazer a reforma política”, destacou.
Gilmar Mendes também falou sobre as mudanças na legislação eleitoral, especialmente no que se refere à proibição do financiamento de campanhas por parte de pessoas jurídicas, e sobre os desafios de se realizar uma eleição municipal com essas novas regras.
“Estas eleições, para nós, são um experimento institucional. Nós vamos fazer um inventário, um balanço, levar ao sistema político as nossas informações, os nossos juízos e fazermos uma avaliação: o que é bom, o que é ruim, o que não ficou adequado. Vamos tentar fazer as adaptações”, afirmou.