Geral

Nova ponte entre MS e SP reforça logística de transporte do Estado

28 SET 2016 • POR Da redação com assessoria • 15h18
Reprodução/ Notícias MS

A nova ponte sobre o Rio Paraná na BR-262, entre os municípios de Três Lagoas e Castilho (SP) será liberada amanhã (29). Com estrutura de 1.344 metros de extensão, 6.648 metros de acessos e três faixas para o tráfego de veículos, a ponte tem papel importante na logística de transporte do Estado.

Para o governador Reinaldo Azambuja, a nova ponte reforça a balança comercial de Mato Grosso do Sul. “Essa ponte é uma obra esperada há muito tempo, mas que foi concluída em um momento muito importante para Mato Grosso do Sul, que avança na posição de um dos principais estados na produção de alimentos e diversificação da base econômica, em pleno processo de industrialização”, disse Reinaldo.

De acordo com o governador, um dos obstáculos ao crescimento das atividades econômicas do Estado é a falta de logística de transportes. Esse é um gargalo porque Mato Grosso do Sul tem uma localização estratégica e desperta o interesse dos investidores, que acabam retardando a instalação de empreendimentos em razão de dificuldades de escoamento dos produtos.

“Nosso Estado é a convergência de todos os caminhos aos principais centros consumidores do país, como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A ponte sobre o Rio Paraná melhora essa logística, pois está integrada aos modais ferroviário e hidroviário, o que contribui para tornar nossa produção mais competitiva”, destacou Reinaldo.

A nova ponte contou com investimentos de R$ 117 milhões do Governo Federal. A confirmação da liberação do tráfego de veículos foi feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).

Separados pelo Rio Paraná, os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo terão uma quinta opção de ligação com a ativação da nova ponte, que vai retirar o tráfego de veículos sobre a barragem da Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias, a Usina de Jupiá.