Geral

Na segunda Santa Casa ganha mais 32 médicos e promete iniciar mudanças

24 JUN 2011 • POR Arquivo • 10h49
Santa Casa

Na próxima segunda-feira, a Santa Casa empossa novos 32 médicos aprovados em concurso. No mesmo dia, haverá a primeira reunião de trabalho com a equipe do hospital.

Segundo a assessoria da Santa Casa, 5 reforçarão a equipe de intensivistas, para reativação de 6 unidades de tratamento intensivo.

O CTI 3 foi reformado e recebeu os equipamentos, mas não havia profissionais para o atendimento.

O próximo passo será contratação de 32 técnicos de enfermagem, 10 enfermeiros e 8 fisioterapeutas, para atendimento de urgência e emergência.

"Em 30 dias será concluído o estudo sobre o impacto econômico-financeiro da contratação pela CLT dos médicos intensivistas que hoje recebem por plantão (na base de R$ 120,00 a hora), mas não tem direitos trabalhistas (FGTS, férias, 13º)", informa a asessoria.

A expectativa é de que com as contratações e a reforma das instalações da Unidade Coronariana, que tem 10 leitos, o hospital voltará a fazer transplantes de coração.

Dessa forma, 6 leitos que hoje são usados no pós-operatório dos pacientes das cirurgias cardíacas voltarão a funcionar como unidades de tratamento intensivo, aumentando ainda mais a capacidade para as internações em geral, passando de 21 para 33 leitos de UTI.

Hoje, um dos grandes problemas da Santa Casa é a falta de leitos na UTI. Sem espaço, muitos pacientes têm de esperar nos corredores e só passam por cirurgia depois que abre vaga na unidade intensiva.

Também haverá a reimplantação da classificação de riscos dos pacientes, conforme o grau da gravidade do seu estado de saúde.

"Com a contratação de pessoal e a instalação de monitores e respiradores mecânicos, os pacientes de urgência ficarão até duas horas na sala de emergência vermelha, de onde serão transferidos para a "amarela", onde permanecerão no máximo dois dias até serem deslocados para o leito hospitalar que seu caso requer (UTI ou enfermaria)", lembra o hospital.

Com informações do Campo Grande News.