Brasil

Juiz do DF aceita denúncia e Lula vira réu pela 3ª vez

13 OUT 2016 • POR Exame • 17h29

Mais uma denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi acolhida na Justiça. O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, abriu nova ação penal contra o petista, o empresário Marcelo Odebrecht e nove pessoas sob a acusação de fraudes em contratos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Todos acusados responderão por crimes como organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção e tráfico de influência.

Com isso, Lula vira réu pela terceira vez em três ações diferentes: uma no âmbito da Lava Jato por suspeita de ter recebido vantagens indevidas da OAS, outra por supostamente tentar barrar as investigações e agora por desvios no BNDES. 

No última dia 20 de setembro, o juiz Sergio Moro aceitou a denúncia contra o ex-presidente por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex em Guarujá (SP). Lula também responde à acusação de ter participado do esquema para comprar por R$ 250 mil o silêncio do ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró nas investigações da Lava Jato.