Cultura

Fotógrafa explora minimalismo e surrealismo em nova exposição do Fran's Café

Camila Vilar lança mostra fotográfica "Candy Pop"

15 OUT 2016 • POR Da redação • 08h58
A fotógrafa Camila Vilar encontrou sua paixão dentro da universidade

Antes da universidade, a fotografia para Camila significava pouco ou nada. Hoje, três anos depois, a estudante de jornalismo e fotógrafa anuncia sua primeira exposição permanente e "fora" de saraus e eventos artísticos da cidade. A mostra fotográfica "Candy Pop" será inaugurada na semana que vem e promete não decepcionar os amantes desta arte milenar.

"Candy Pop" é um ensaio é baseado no movimento estilístico online Candy Minimal, criado pelo fotógrafo Matt Crump na rede social Instagram, em que a principal características é a presença de cores surreais alterando a realidade dando um aspecto adocicado e alegre às fotografias.? A abertura da mostra acontece no dia 19 deste mês, às 19h30, e a exposição segue até o dia 29, na cafeteria Fran's Café, que periodicamente oferece o espaço para artistas regionais.

Sobre a artista

Camila Vilar é uma jovem campo-grandense de 20 anos que descobriu a paixão pela fotografia ao ingressar no curso de Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Depois do primeiro contato com o universo da câmeras e lentes dentro da disciplina de Fotojornalismo, Camila conheceu e se apaixonou pelo denominado "movimento minimalista", inspirada pelo então professor de fotografia do curso, Sílvio Costa Pereira. "Um dia estava na faculdade entediada e pensei: vou tirar foto de umas partes da arquitetura daqui e modificar completamente as cores. Eu não conhecia o estilo minimalista, mas logo que eu tirei e tratei mostrei para o Sílvio e ele me explicou e deu dicas", explica.

Camila logo se interessou profundamente por este estilo fotográfico. Desde então, aplica o minimalismo em todas as suas fotos - que incluem retratos, fotojornalismo e fotografia de rua. Após decidir de fato mergulhar de cabeça na fotografia, virou o que chama de "rata de sarau", começou a oferecer seu trabalho para expor em saraus e eventos artísticos da cidade. 

Tímida, teve a ideia de começar a expor seu trabalho após tomar a consciência de que seu trabalho deveria ser divulgado. "Comecei a perceber que não posso só produzir e guardar meu trabalho para poucas pessoas, eu tenho que mostrar ele para a cidade", afirma. A fotógrafa diz acreditar que o cenário cultural e artístico da cidade tem se fortificado cada vez mais. "É o ambiente em que eu vivo, então fico muito feliz de sempre no mês ter eventos e saraus, espero que continue assim".

Para o futuro, Vilar pretende explorar a área de fotografia de moda, mas a artista não estabelece "limites" em seu trabalho. "Amo fotografar de tudo, arquitetura e cotidiano também são outras paixões que quero continuar exercendo", diz.


                                                                                                                 Camila Vilar

Para conhecer mais a fotografia de Camila, acesse sua página no facebook. Para mais informações sobre a exposição acessar o evento no facebook.