Geral

Teto do setor de hemodiálise da Santa Casa desaba

10 JUL 2011 • POR Divulgação • 04h23
Santa Casa de Campo Grande

Por causa do desabamento de parte de sua estrutura física, o setor de hemodiálise da Santa Casa acabou sendo interditado. Por conta disso, os pacientes que recebem atendimento foram removidos e estão sendo encaminhados para a Clínica Hiperrim.

O presidente da Associação Beneficente Campo Grande - ABCG, mantenedora da Santa Casa, Wilson Teslenco, se pronunciou sobre o fato e se solidariza com os usuários.

"Infelizmente, os maiores prejudicados são os que mais necessitam. Mas ficamos satisfeitos com a iniciativa dos novos diretores de encaminharem os pacientes para um outro local sem deixar de prestar atendimento a eles," completa. A clínica Indor, terceirizada que utiliza o setor no hospital e realiza o tratamento, atende diariamente 30 pessoas por dia.

O vazamento de água em uma manilha do prédio, segundo apurações preliminares, foi a causa do rompimento do muro de arrimo e o desabamento de parte do prédio onde fica o estoque do setor de nefrologia, próximo à sala de atendimento da hemodiálise.

O desabamento atingiu a rede elétrica e de gás e por isso não é possível manter o atendimento. Segundo declaração da presidente da Recromassul (Associação dos Renais Crônicos e Transplantados), Maura Jorge, a única preocupação é saber se a Hiperrim terá capacidade para atender os pacientes encaminhados.

Em média, cada pessoa fica de 3h30 a 4h nas máquinas de hemodiálise, que filtra o sangue e o tratamento é feito um dia sim, um dia não.