Geral

Enfermeiros sinalizam paralisação, mas Santa Casa diz que salários foram pagos

9 NOV 2016 • POR Fernanda Palheta • 14h06
Reprodução

Sem receber o salário desde ontem, o quinto dia útil de novembro, terça-feira (8), os enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares sinalizaram paralisação dos trabalhos na Santa Casa de Campo Grande. Já a assessoria do hospital informou que o salário foi pago hoje, quarta-feira (9).

Sinalização de greve

A decisão foi tomada em assembleia do Sindicato doa trabalhadores na área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Siems) nesta terça-feira.

Os trâmites legais para a paralisação da categoria, segundo o estatuto vigente, tiveram início hoje (9), com a publicação do edital de greve, que será publicado nesta quinta-feira (10) no diário oficial. Após a publicação, os trabalhadores têm 72 horas para iniciar a paralisação.

De acordo com a secretária geral do Siems, Keila Reis durante este ano houveram outros atrasos no pagamento do salário e das horas extras. “Essa paralisação é importante porque a CLT preve o pagamento do salário no quinto dia ultil. É um direito do trabalhador e queremos que seja respeitado”, ressaltou.

Segundo Keila, ao todo são cerca de 1200 profissionais da área da enfermagem trabalham atualmente na Santa Casa e durante a paralisação será feita uma escala de greve. Nos setores críticos como pronto socorro, centro cirúrgico e CTI a escala é de 50%, nos demais setores apenas 30% dos atendimentos serão mantidos.

A matéria foi atualizada as 15:07 para adição de informações.