Índios liberam MS-156, mas prometem voltar caso não tenham reivindicações atendidas
9 NOV 2016 • POR Da redação • 18h41Depois de cerca de três horas, os índios que bloquearam a MS-156 em Dourados, cidade a 224 quilômetros de Campo Grande, na tarde desta quarta-feira (9) liberaram a via. Porém, prometem voltar a interdição do local amanhã (10) caso não haja sinalização do Governo Federal contra a portaria que tira da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) a autonomia financeira no que diz respeito a saúde, municipalizando o setor.
De acordo com a imprensa local, pela manhã, servidores e lideranças das Aldeias Bororó e Jaguapiru panfletaram na rodovia apresentando à população a pauta de reivindicações. No início da tarde, sem um acordo de reunião realizada junto ao Ministro da Saúde, Ricardo Barros, o grupo decidiu bloquear a rodovia.
Outro ponto a qual os manifestantes pressionam é a renovação dos convênios com Organizações Não Governamentais que atuam na saúde indígena. Uma delas é a Missão Evangélica Caiuás, com sede em Dourados e uma das organizações que mais recebem repasses da União para cuidar da comunidade indígena em vários estados do país