Bernal empenha, mas artistas querem o pagamento
Tem músico que espera cachê há mais de um ano e conta pode ficar para Trad
11 NOV 2016 • POR Liziane Berrocal e Gerciane Alves • 07h32Os dias de calote dos artistas que tem cachês a receberem da Prefeitura, alguns há mais de anos, podem estar perto do fim. É que a Prefeitura Municipal de Campo Grande começou a sinalizar um possível pagamento aos artistas do Fórum Municipal de Cultura. Foi publicado nas edições do Diogrande (Diário Oficial do Município) de quarta (9) e desta quinta-feira (10) com a assinatura do Diretor Presidente da Fundac (Fundação Municipal de Cultura) Emerson dos Santos Borges, o empenho para o pagamento de onze artistas.
No início deste mês de novembro, após representantes do Fórum realizarem uma manifestação na prefeitura, o prefeito Alcides Bernal assinou o documento que autoriza o pagamento de R$ 4 milhões referentes aos editais de fomento à cultura FMIC e FOMteatro de 2016. Na edição de quarta-feira do Diogrande aparecem os nomes de Victor Hugo Britez, Luciana de Lima Thomaz, Marcos Antonio da Silva Reichel, Wagner da Silva Mota, Marcos Vinicius Campelo Junior, Maria de Fatima Dorneles Batista, Hugo Roberto da Silva Carneiro. Já nesta quinta-feira aparecem os nomes de Geraldo Cristovão Miranda Espindola – Me, Sandro Cavalari Sommer – Me e Fungenio Franco Junior.
Entre os artistas, no entanto, o clima ainda é de descrédito, já que após um longo tempo esperando receber, como o prefeito Alcides Bernal já está em final de mandato, corre-se o risco de ficar a conta, para o próximo prefeito pagar. “Nunca aconteceu, mas vamos esperar o que? E não sei qual dos cachês vão pagar e isso é a liberação, agora vamos saber quando vamos receber efetivamente?”, comentou um dos ‘contemplados’ que na esperança de receber, preferiu não ser identificado.