Esportes

Webber desbanca Vettel e faz pole na Inglaterra

9 JUL 2011 • POR Getty Images • 12h12
Mark Webber (centro) fez a pole position, seguido de Vettel (à esq) e Alonso (à dir), respectivamente

O australiano Mark Webber, da Red Bull, impediu a quarta pole position seguida (a oitava na temporada) de seu companheiro de equipe, Sebastian Vettel, na Fórmula 1. Neste sábado, diante de um tempo instável, no treino classificatório para o GP da Inglaterra, Webber cravou o melhor tempo (1min30s399) e, assim, largará da primeira posição de uma corrida pela segunda vez no ano (saiu na frente também no GP da Espanha).

Vettel, líder da temporada e dono de sete pole positions até o momento, largará em segundo (1min30s431), logo à frente dos pilotos da Ferrari: o espanhol Fernando Alonso (terceiro com 1min30s516)) e o brasileiro Felipe Massa, quarto colocado com 1min31s124 e que chegou a liderar o Q2.

A Red Bull consegue a dobradinha mesmo após ter sido "prejudicada" pelo regulamento da prova, que a fez ficar com certa desvantagem no uso do difusor soprado, em decisão anunciada momentos antes do início do treino qualificatório. Mesmo com a medida, o time austríaco mostrou superioridade principalmente com Webber, que liderou a maior parte dos treinos livres.

O brasileiro Rubens Barrichello, da Williams, parou no Q2 e largará da 15ª colocação, enquanto seu companheiro de equipe, o venezuelano Pastor Maldonado, passou para o Q3 e conquistou a sétima posição do grid de largada.

A surpresa do treino ficou por conta do escocês Paul Di Resta, da Force India, que marcou 1min34s472 para ficar com a sexta posição do grid. Já a McLaren apresentou um desempenho irregular no treino deste sábado: o inglês Jenson Button fez o quinto melhor tempo, enquanto o seu compatriota Lewis Hamilton foi apenas o décimo colocado.

O alemão Michael Schumacher, por sua vez, não conseguiu repetir o bom desempenho dos treinos livres e, com 1min32s656, ficou apenas com a 13ª colocação. Compatriota e companheiro do heptacampeão na Mercdes, Nico Rosberg largará da nona posição com 1min32s209.