Geral

Santa Casa anuncia retomada dos transplantes de coração

12 JUL 2011 • POR Denílson Secreta • 15h55
Santa Casa volta a realizar transplantes

Santa Casa, o maior hospital para atendimento de alta complexidade de todo o Mato Grosso do Sul deu, hoje, mais um passo na garantia da promoção da saúde para a população não apenas de Campo Grande, mas de outros municípios e países fronteiriços.

A diretoria do hospital anunciou a retomada dos transplantes de coração, interrompidos há alguns anos. Em solenidade nesta manhã, a Santa Casa entregou, também, a reestruturação do Centro de Terapia Intensiva (CTI) de transplantes e cirurgias do aparelho circulatório.

Para a reforma e equipamentos foram investidos investidos em torno de R$ 2,4 milhões, sendo o valor doado pelo empresário e pecuarista, Antonio Morais dos Santos, de 88 anos, que esteve presente à solenidade, juntamente com o prefeito Nelson Trad Filho; o presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Jerson Domingos; o diretor da Santa Casa, Salim Cheade; o chefe do serviço de cirurgia cardíaca da Santa Casa, João Jazbik e demais diretores do hospital.

Em seu discurso, Nelsinho agradeceu a preocupação e o ato de generosidade do pecuarista. "O gesto do senhor Antonio, um homem de atitude, vai permitir a retomada dos transplantes e cirurgias que até então estavam interrompidos.

Os equipamentos e essa estrutura reformada devolvem ao hospital as condições de melhor atendimento aos pacientes que dependem daqui.

Embora não tenhamos, ainda, atingido o que a sociedade e eu de maneira especial desejo para deixar o hospital em condições de atendimento digno - já que isso exige recursos, na maioria das vezes federais e não é feito no ato e agilidade que desejamos -, a Santa Casa nunca fechou as suas portas e quem aqui chega, recebe atendimento. Essa é a proposta. Esse hospital sempre foi prioridade da prefeitura", ressaltou o prefeito.

Nelson Trad Filho se lembrou dos esforços de sua administração para sanar os problemas da Santa Casa e as dificuldades enfrentadas.

"Seguimos na luta por viabilizar os recursos e fazer acontecer, como o Hospital do Trauma. Este é um exemplo e prova de que não estamos acomodados. Buscamos de todas as maneiras. Avaliamos, projetamos e, com muita luta, conseguimos dar andamento àquele prédio, até então abandonado. Gestos como o do senhor Antonio servem de exemplo para que a sociedade perceba que este hospital é um bem de todos nós. Só temos a agradecer essa generosidade", disse o prefeito ao entregar, junto com a direção do hospital, os 18 leitos novos equipados e prontos para o atendimento.

O empresário Antônio Morais, de 88 anos, falou da satisfação em promover a reforma da CTI de transplantes e doação dos equipamentos para atendimento do setor.

"A área da saúde é um setor que sempre admirei. Em minha opinião, isso deveria ser prioridade no Brasil. Infelizmente, grande parte dos políticos acaba investindo recursos naquilo que dá visibilidade imediata para o povo: asfalto, estradas, visando aos votos", apontou.

"Acompanho a Santa Casa desde o início e tive a oportunidade de observar cada administração e envolvimento do poder público. Não faço doação pensando na política, mesmo porque não a aprecio. Mas escolho homens de bem, como o prefeito Nelsinho, que a gente percebe a força de vontade e vê sua luta para trazer recursos de fora para resolver os problemas. E isso me motivou também a fazer a doação. Sou guiado por Deus e é ele quem direciona cada passo que devo tomar", salientou.

O chefe do serviço de cirurgia cardíaca da Santa Casa, João Jazbik, explicou que o hospital aguarda o aval do Ministério da Saúde para retomar os transplantes. "O CTI já está pronto para funcionar, estamos no aguardo do aval do Ministério da Saúde, que deve sair o mais tardar na próxima semana".

O cardidologista afirmou que, a partir da ativação dos transplantes de coração, Mato Grosso do Sul estará entre os seis estados brasileiros capacitados para tal procedimento. Atualmente, doze pessoas estão na fila para o transplante. Com a ativação do CTI, será feito cerca de um procedimento por mês, na Santa Casa.