Cultura

Proler começa nesta quinta-feira com palestras e oficinas gratuitas

15 NOV 2016 • POR Assessoria de Imprensa • 13h57
Reprodução

Em sua 17ª edição, o Proler, projeto que visa a aproximação da população com a literatura e os espaços de leitura, tem como tema a “Cultura Urbana e Bibliotecas: (pré)ocupações”. O objetivo é dar visibilidade para os poetas, escritores e agentes de rua, pessoas que fazem literatura sobre pessoas e para pessoas.

O evento é aberto ao público e conta com palestras e oficinas que visam desenvolver ferramentas para a melhor fomentação da leitura, educação e cultura. A palestra de abertura será ministrada por Adriana Cybele Ferrari, bibliotecária, com especialização pela PUC-Campinas em Sistemas de Informação, MBA em Gestão da Qualidade pela Escola Politécnica da USP. Atualmente é assessora da reitoria da USP e presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (Febab). A Unigran fica na rua Abrão Júlio Rahe, 325, Centro.

No dia 18, também às 19 horas, no Memorial da Cultura, será proferida a palestra “Literatura das ruas – Como os Saraus que se proliferam nas periferias tem contribuído na formação de novos leitores e poetas/escritores no país”, com Sérgio Vaz. Sérgio é hoje um dos nomes que estão fazendo a periferia paulistana sonhar e ao mesmo tempo realizar.  O Memorial da Cultura fica na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 – Centro. Telefone: (67) 3316-9174.

Haverá também um bate-papo com escritores regionais e nacionais no dia 19, às 16h30, no Sesc Morada dos Baís. Participarão os escritores Rose Bragato, Silvia Cesco e Fábio Gondin (de MS), Sheyla Smanioto (vencedora do Prêmio Sesc de Literatura 2015 na categoria Romance) e Marta Barcelos (vencedora do Prêmio Sesc de Literatura 2015 na categoria Contos).

No mesmo evento serão lançados os livros “Desenvolvendo a Competência em informação”, do professor Rodrigo Pereira e “ Os meninos da colina” do professor Ravel Paz.