Geral

Casa da Mulher Brasileira aguarda repasse do Governo Federal

São atendidas mais de mil mulheres por mês

23 NOV 2016 • POR F. P. com Assessoria • 15h58
Reprodução

Com mais de 100 mil atendimentos desde fevereiro de 2015 até outubro de 2016, a Casa da Mulher Brasileira pode fechar as portas. Isso por que o Governo Federal deixou de realizar o repasse do mês de outubro no valor de R$ 4.319.629,33, que são recebidos mensalmente, para arcar com gastos básicos como água, luz e até alimentação das vítimas de violência. 

De acordo com a Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Leide Pedroso, a Casa da Mulher Brasileira é uma conquista para as mulheres, por isso é importante a garantia da permanência destes recursos para continuar um trabalho focado nas políticas específicas de enfrentamento à violência contra a mulher.

“A Casa da Mulher Brasileira pode fechar sim. Hoje a manutenção da Casa é feita com recursos do Governo Federal e o último repasse que envolve mais de R$ 4 milhões ainda não veio e isso está impedindo o pagamento de serviços básicos no mês de novembro e dezembro como água, luz e até refeições”, disse a secretária. 

Desde fevereiro de 2015 até outubro deste ano 109.285 atendimentos foram feitos, auxiliando mulheres que tiveram seus direitos violados e se encontram em situação de extrema vulnerabilidade. “As mulheres chegam aqui sem esperança e nós com trabalho, responsabilidade e profissionalismo fazemos esse resgate de dignidade. Aqui elas recebem atendimento psicológico, seus filhos são acolhidos com a brinquedoteca enquanto a mãe se recupera das agressões físicas e psicológicas, ou seja, mulheres são salvas todos os dias dentro da Casa da Mulher Brasileira”, destacou a secretária. 

“A Prefeitura não tem condições de arcar com todas essas despesas. Aqui temos profissionais do administrativo, Guardas Municipais que auxiliam na segurança patrimonial, além de acompanhar mulheres que estão sob medidas protetivas, psicólogas que fazem o atendimento psicossocial, equipe informatizada, profissionais de serviços gerais, ou seja, é todo um sistema e estrutura que mantemos e isso tudo pode estar ameaçado pela falta destes recursos”, frisou Leide.

O prefeito de Campo Grande Alcides Bernal destaca importância da Casa, já que mais de 1.040 mulheres são atendidas todos os meses. “A continuidade do atendimento da Casa da Mulher Brasileira é importante. São milhares de mulheres que precisam de acolhimento, atendimento humanizado e a vinda desses recursos do Governo é fundamental para salvar a vida dessas mulheres que são atendidas na Casa da Mulher Brasileira”, disse o prefeito. 

A Casa da Mulher Brasileira 

A Casa da Mulher Brasileira é um espaço público pioneiro que funciona 24 horas todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, e visa à proteção integral, ao empoderamento e à autonomia das mulheres. Conjunto articulado de ações entre União, Estado, Distrito Federal e Município, concentra uma série de serviços especializados para o atendimento integral e humanizado às mulheres em situação de violência.