Geral

Hemonúcleo da Santa Casa recebe em média 500 doações de sangue por mês

25 NOV 2016 • POR Assessoria de Imprensa • 11h59
Reprodução

Nesta sexta-feira (25), é comemorado o Dia Internacional do Doador de Sangue, e nesta data, o Hemonúcleo da Santa Casa, segundo maior ponto de coleta de Mato Grosso do Sul, reforça a importância deste gesto que salva vidas. Os doadores ganharam um lanche especial como forma de agradecimento aqueles que salvam vidas.

O hospital recebe em média 500 doações no mês e realiza 1200 transfusões de sangue no mesmo período. De acordo com a enfermeira responsável pelo setor, Luciane Vieira Miranda, o Hemonúcleo recebe no mínimo de 30 a 40 doações de sangue por dia. “O Dia do Doador é uma forma de agradecer as pessoas que espontaneamente saem da sua casa para salvar vidas de pessoas que nem conhecem. Sangue não se fabrica, não é substituído e quem está doente depende do sangue do doador. Hoje é um dia de reconhecimento e agradecimento”, parabeniza Luciane.

Para doar, é recomendado que a pessoa pese no mínimo 55kg, ter um bom estado de saúde, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas assim como alimentos gordurosos, estar bem alimentado, ter ingerido pelo menos 1 litro de água antes da doação e ter uma boa noite de sono.

Benefícios: desconto de 50% em shows e cinemas, concursos públicos estadual, municipal e federal o doador fica isento da taxa de inscrição e prioridade em filas.

Tatiane da Silva Duarte, 21, doadora regular há anos conta que a sensação de fazer o bem sem esperar retorno é algo muito gratificante. “Já sou doadora há anos. Decidi doar pelo simples fato de fazer o bem sem esperar nada em troca. Salvar vidas é um gesto nobre e por mim, manterei esse gesto até quando eu puder doar”.

O Hemonúcleo fica aberto de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h.