Geral

Crea-MS promove ação 'Trabalho Seguro'

24 JUL 2011 • POR Crea- MS • 05h01
Ação quer evitar acidentes de trabalho

Representantes do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS) e de entidades de classe ligadas à engenharia promoveram de 18 a 22 de julho a ação "Trabalho Seguro", que vistoriou as condições de segurança nos canteiros de obras de médio e grande porte em todo o Estado.

A iniciativa se deu em decorrência dos acidentes de trabalho que frequentemente ocorrem nesses ambientes. Na última sexta-feira, a mobilização chegou até Dourados, em que representantes do Crea-MS e de entidades de classe visitaram canteiros de obra para conhecer as condições de segurança nesses locais.

A ação se deu com o objetivo de alertar sobre as condições de trabalho, a utilização e o bom estado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), ou seja, capacetes, luvas, cintos de segurança, entre outros. Esses equipamentos têm a função de prevenir e até mesmo atenuar possíveis lesões.

Fiscais do Conselho verificaram a existência de profissionais responsáveis e as anotações de responsabilidade técnica (ART) de engenheiros civis, mecânicos, eletricistas e de segurança do trabalho, já que nos locais são realizados serviços de atribuição desses profissionais.

"Verificamos a existência do Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT) e ainda as ART’s para elaboração e implantação que são de responsabilidade de engenheiros de segurança do trabalho", comentou o gerente de fiscalização do Crea-MS, Ganem Tebcharani.

Para o presidente do Crea-MS, engenheiro Jary Castro, a iniciativa tem como objetivo ser uma fonte a mais de apoio para os poderes públicos no que se refere ao trabalho de fiscalização e de prevenção dos acidentes de trabalho.

"Temos registros da diminuição no número de acidentes com mortes nos últimos 8 anos, em que o máximo chegou a 9 óbitos, chegando a apenas 1 morte em 2010. Precisamos diminuir esses índices e para isso é importante a participação de todos os setores da sociedade", acredita.

Participaram da ação o presidente do Crea-MS, engenheiro Jary Castro; o presidente do Sindicato dos Engenheiros de Mato Grosso do Sul (Senge-MS), engenheiro civil Edson Shimabukuro; a presidente da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), engenheira civil e de segurança do trabalho Elizabeth Cox; a coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia civil, Agrimensura e Segurança do Trabalho do Crea-MS; engenheira civil e de segurança do trabalho Juliana Escandolhero, o presidente do Instituto de Engenharia de MS (IEMS), engenheiro civil Domingos Sahib Neto; a coordenadora e o membro da Comissão Especial de Segurança do Trabalho do Crea-MS, engenheira civil e de segurança do trabalho Marise Oliveira Ferreira e o engenheiro civil e de segurança do trabalho Alexandre Lindenberg; e o gerente de fiscalização do Crea-MS, engenheiro civil Ganem Tebcharani.