Cultura

Fundação de Cultura leva cores e expressões de MS à Feira Nacional de Arte

11 DEZ 2016 • POR Da redação com assessoria • 10h17

A arte que representa as belezas do Estado está presente na 27ª Feira Nacional de Artesanato, que que termina neste domingo (11) no Expominas, em Belo Horizonte (MG). Com apoio logístico da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, artesãos associados a três entidades irão expor peças com as mais diversas técnicas e matérias-primas.

Mato Grosso do Sul será representado por seis artesãos individuais, três associações (Uneart, Sinart e Proart), todos selecionados por edital. Também estarão presentes artistas vencedores do Prêmio Top 100 Sebrae. O transporte das peças será realizado de forma integral pela Fundação de Cultura.

A 27ª Feira Nacional de Artesanato conta com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e do Sebrae, sendo um estande com 50m² disponibilizado pelo PAB e outro com 36m² fornecido pela entidade de estímulo as micro e pequenas empresas. Neles os artesãos irão expor e vender produtos exclusivamente artesanais de sua fabricação ou de seus associados.

Os estandes estarão repletos de peças produzidas com matérias primas presentes em nosso Estado e que manifestam a criatividade e a identidade cultural do povo sul-mato-grossense.

Os recursos naturais abundantes foram traduzidos em peças de madeira e fibras vegetais que se transformam em abajures, bandejas, luminárias, fruteiras, cestos, além de trabalhos em cerâmica como utensílios domésticos e esculturas cujas imagens marcam fortemente a nossa identidade numa linguagem diferenciada e surpreendente.

Com 1100 estandes e previsão de receber 180 mil visitantes este ano, a Feira Nacional do Artesanato, que em 1989 começou com apenas 60 stands e 200 expositores, se orgulha de ser considerada a maior da América Latina. Em 2015 a Feira movimentou mais de R$ 8 milhões.

Saiba mais sobre a feira: www.feiranacionaldeartesanato.com.br