Geral

Rotary Club assina convênio com a prefeitura

31 JUL 2011 • POR Bruna Morales • 05h05
José Lofti do Rotary Club, Nelson Trad Filho e Edil Albuquerque

Rotary Club Campo Grande São Francisco e outros oito credenciados do Programa de Parceria Municipal (Propam) assinaram o convênio com a prefeitura, comprometendo-se a cuidar de uma área pública, em troca de manter sua publicidade no local.

Segundo o prefeito Nelson Trad Filho, a administração da Capital reconhece o esforço dos parceiros em manter a cidade limpa e lembrou, ainda, que agora em agosto é um bom momento de aproveitar o tempo seco para arrumar esses locais, deixando Campo Grande ainda mais bonita para comemorar seu aniversário.

"Vocês que assinaram o Propam são corresponsáveis junto com a prefeitura municipal no cuidado dos espaços públicos. É a contribuição do cidadão para manter a cidade organizada", reforçou o prefeito.

O convênio do Rotary Club é referente a área verde na BR 163, avenida Guri Marques, em frente à nova Rodoviária. O presidente do Rotary Club Campo Grande, José Lotfi Corrêa, afirmou: "vamos preservar a área para prestar um serviço de conservação em frente a rodoviária. Também colocaremos a placa da Rotary no local onde há maior fluxo de entrada e saída das pessoas da cidade". O Rotary Club está presente em mais de 200 países prestando serviços a população.

O vice-prefeito, Edil Albuquerque, também destacou a importância da parceria na manutenção das praças, canteiros e rotatórias. "O Propam possibilita o embelezamento da cidade", afirmou.

Para João Batista de C. Coelho (Supermercado Mister João), parceiro há mais de oito anos, muitas rotatórias ficam abandonadas e esse trabalho ajuda muito, pois há um cuidado com a jardinagem. "Fica um verdadeiro cartão de visita para o nosso bairro!", garantiu João, que cuida de uma área na Rua do Seminário e hoje assinou outro convênio, para a rotatória da Rua Canaã, com Ernesto Geisel.

E foi justamente essa ideia de deixar os lugares mais bonitos e atrativos para a população que motivou a criação do Propam, o qual é coordenado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb).

"Todos saem ganhando com essa parceria. A prefeitura, a medida que consegue parceiro para ajudar a manter as áreas públicas. O empresário, que em troca desse serviço, passa a contar com um local diferenciado para publicidade. E, principalmente, a população, a qual é beneficiada com áreas verdes bem cuidadas", detalhou Marta Martinez, diretora-presidente do Planurb.

A valorização do bairro e o conseqüente aumento de fluxo de pessoas fez com que o Paulo Afonso Franco Freitas (Clinica Veterinária Centro) voltasse a procurar o Propam. "Iremos cuidar da área verde delimitada pelas ruas Tijuca, Bom Sucesso e Jasmins. Passa muita gente por ali e colocaremos nossa publicidade, além de ajudar a manter o local e não deixar juntar lixo".

Enquanto há aqueles que estão renovando o convênio, Cleonice dos Santos Damião Aredes, presidente da Associação dos Moradores do Novo Minas Gerais, chega ao Propam pela primeira vez e com orgulho, já que é a primeira líder comunitária do programa. "Estou muito orgulhosa e quebrando paradigmas aqui!", comemorou, explicando ainda que o interesse em participar foi para ter autonomia em relação a área. "Agora podemos fazer melhorias e eventos com autorização da prefeitura, pois somos parceiros e responsáveis pelo local".

O Propam possui mais de 100 colaboradores, mas ainda há alguns espaços públicos na espera. Qualquer pessoa, empresa ou instituição pode adotar alguma área pública, ou até mesmo compartilhá-la. O convênio é firmado por dois anos, podendo ser renovado. Os interessados podem entrar em contato pelos telefones 3314-5171 ou 3342-8822 e obter detalhes sobre as áreas disponíveis.