É Boato? Anuidade de CNH é desmentida pelo Governo
Mensagem compartilhada nas redes diz que será cobrado valor anual para motoristas
19 JAN 2017 • POR Liziane Berrocal • 08h56A notícia de que os brasileiros teriam que pagar uma anuidade pela CNH (Carteira Nacional de Habilitação) deixou muita gente revoltada na internet. Porém, esse é mais um boato criado pelos “caça cliques” e compartilhado por quem não checa as informações antes de compartilhar.
Usando um decreto do brasão oficial da República, a imagem diz que um decreto diz que uma taxa regulamentadora no valor de R$ 298,47 será enviada “através dos correios”. É boato!
Além dos erros gritantes de português, a mensagem tem datas trocadas e já foi desmentida pelo Ministério das Cidades, que alertou ainda para que a população não pague qualquer taxa enviada pelos Correios.
A mensagem falsa dizia que o não pagamento resultaria em dívida ativa e cancelamento da CNH, além de apreensão do documento em "blits" (sic), ou "ações coordenadas pelos Detrans de cada cidade" (sic).
Em Campo Grande, Ana Paula Martins foi uma das que num primeiro momento acreditou. “Fiquei muito P da vida, mas no segundo seguinte já fui pesquisar sobre o assunto e ainda bem que é só boato”, conta ela.
Para a pedagoga Gilmara Telles a disseminação de mensagens falsas é reprovável. “É uma palhaçada”.
Vale lembrar que o Congresso Nacional está em recesso parlamentar, logo não teria como ser aprovada alguma lei nesse sentido.