Cultura

Bon Odori na Capital deve atrair seis mil pessoas

20 AGO 2011 • POR Rachid Waqued • 18h30
Governador André Puccinelli durante o Bon Odori

O governador André Puccinelli prestigiou ontem à noite (19) a abertura oficial de uma das maiores festas japonesas de Mato Grosso do Sul - 27º Bon Odori - que está sendo realizada até amanhã (21) na sede campo da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira (AECNB), na saída para Três Lagoas.

Puccinelli acompanhado do secretário de Estado de Obras, Carlos Marun e do deputado federal, Edson Giroto visitou as barracas da festa e cumprimentou os presentes. "Desde o primeiro ano na prefeitura de Campo Grande aqui estávamos e nos encantamos com a cultura japonesa. Aos amigos japoneses o nosso reconhecimento de quem ajudou a construir uma sociedade campo-grandense e sul-mato-grossense. É sempre uma satisfação vir ao Bon Odori", afirmou André.

"É uma honra para a comunidade receber a autoridade maior do Estado. Isso demonstra todo o carinho que o governador tem pela colônia japonesa", ressaltou o presidente da AECNB, Bernardo Tibana. De acordo com o presidente, a expectativa é que seis mil pessoas passem pelo evento até domingo. Além de danças tradicionais japonesas, o destaque fica por conta da culinária oriental. "A festa já faz parte do calendário oficial do município e é freqüentada não somente pela comunidade Nikkei, mas por muitos brasileiros", comentou.

Bon Odori

A tradição se instalou a partir de 1983, quando o então presidente da Associação Armando Tibana realizou um Bon Odori para comemorar a inauguração do ginásio poliesportivo da AECNB, localizado na rua Antônio Maria Coelho.

Todos os dias haverá apresentações de danças folclóricas do Bon Odori, conduzidas pelas obassâns (senhoras japonesas) e jovens integrantes do departamento de dança da AECNB. A banda Utinachu, de Campo Grande, e Columbia, de Andradina, animam a festa com música pop japonesa.