Cultura

Perto: Tempo e lugar são inspiração para intervenção da artista Ana Ruas

23 AGO 2011 • POR Divulgação • 07h09
Ana Ruas inaugura ateliê

A intervenção Perto marca hoje a inauguração oficial do ateliê da artista plástica e arte-educadora Ana Ruas, na semana em que a cidade de Campo Grande comemora 112 anos. A partir do dia 24, a visitação do espaço estará aberta ao público.

Na temática erto, lugar e tempo são citados empiricamente. "Ouso afirmar que não estamos longe de lugar algum e questiono o que faz de um lugar, o nosso lugar. Estar Perto é estar logo ali, de onde podemos ver o telhado ou a janela da nossa casa, do nosso aconchego. Obrigada Campo Grande por me fazer sentir em casa! Bem perto! E para você que está lendo este texto, visite o ateliê, nossas propostas e veja de Perto um novo lugar nascendo", afirma a artista.

O ateliê

O Ateliê Ana Ruas é um "ateliê aberto" que possibilita o acesso à cultura em suas múltiplas manifestações através de exposições, palestras, oficinas, exibição de vídeos, etc. onde a arte pode ser discutida juntamente com literatura, física, história, psicologia e outras áreas num ambiente transdisciplinar, não-acadêmico. Também atende a um público variado, educando o olhar de crianças para a arte, até profissionais que pretendem aprofundar conhecimentos acerca do contemporâneo.

O espaço oferece um serviço de utilidade ou interesse público voltado para a Arte e para a Cultura em geral, tornando-se assim, um lugar de experimentação, produção e discussão, numa tentativa de ampliar os circuitos culturais da cidade.

A idealização do ateliê partiu da vontade de discutir, trocar, pensar sobre arte com convidados, colaboradores e público. A intenção não está voltada só para a prática em si. Surgiu, também, da tentativa de fomentar e veicular um debate crítico constante.

O espaço visa o contato com artistas daqui e pretende tornar-se um espaço de boas-vindas para artistas de outros lugares do país, gerando um intercâmbio de idéias.

Através de encontros mensais, artistas farão debates sobre o processo artístico, discutindo seu trabalho e fomentando a discussão com o público.

O ateliê convida também o público que não tem como prática discutir arte, a passar horas agradáveis pensando sobre processos criativos, história da arte e conceitos contemporâneos que norteiam nosso cotidiano.

Este ateliê dispõe de um espaço expositivo, para divulgar a produção do ateliê e de artistas convidados.

O objetivo principal é que o espaço seja um laboratório, que sirva de escola e como espaço de troca para todos aqueles que dele participam. "Gostaria que meu ateliê fosse um endereço de correspondência artística e de olhar poético", conclui.

Agenda

Entre as atividades do ateliê deste semestre estão a oficina "Educando o Olhar", oferecida a escolas, workshop de Arte Contemporânea oferecido a professores de arte, curso de fotografia, café filosófico, e outros.

Nos meses de setembro e outubro, será oferecido o curso de Arte Moderna e Contemporânea, ministrado por Maria Adélia Menegazzo e Rafael Maldonado.

Ana Ruas

É artista plástica e arte-educadora, gaúcha, reside em Campo Grande há 16 anos. Ana Ruas faz parte de uma corrente de artistas que acreditam que o artista é também um agente transformador social, tanto por meio de sua obra individual, quanto pelas ações que realiza em benefício da sociedade.

O trabalho da artista abrange a produção do ateliê, o desenvolvimento de projetos sociais, arte-educação e as intervenções.

Serviço:

Inauguração: Ateliê Ana Ruas

Intervenção: Perto

Data: Hoje

Horário: 20h

Local do Evento: Rua Inah Cesar Rosas, 8 – Tayamã Park,Campo Grande/MS

Fone: 3326-1078 e 9202-4095

Mais informações pelos telefones 3326-6819.