Geral

Umidade do ar chega a 8% em MS

7 SET 2011 • POR Arquivo • 13h43
Umidade do ar chega a 8% em MS

Uma massa de ar seco que atinge cerca de 80% do território brasileiro fez com que fossem registrados níveis de umidade relativa do ar semelhantes aos de desertos em cinco estados brasileiros e no Distrito Federal, nesta quarta-feira (7), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O nível de umidade mais baixo foi registrado em Alto Paraíso de Goiás, no interior do estado. O Inmet diz que a umidade ali chegou a apenas 6%. Várias outras cidades do estado também têm umidade abaixo de 10%.

Segundo a escala usada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é de 60%. A umidade entre 60% e 30% é considerada aceitável. Abaixo de 30% e acima de 20% já representa 'estado de atenção'. Abaixo de 20% representa 'estado de alerta'. Quando o nível de umidade relativa do ar fica abaixo de 12%, entra em 'estado de emergência'.

Situações igualmente muito abaixo do ideal foram registradas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (ambas com índices de até 8% de umidade relativa do ar), Minas Gerais (com índice de 7%) , São Paulo (com índice mínimo de 9%) e no DF (com índice de 10% de umidade relativa do ar em Brasília).

Segundo o Inmet, as condições devem continuar apresentando valores assim até o dia 23.