Geral

Agetran prepara esquema de interdição para recapeamento da Afonso Pena

17 SET 2011 • POR Arquivo • 19h24
Vista aérea do trecho da avenida Afonso Pena já interditado

As obras de recapeamento da Avenida Afonso Pena começam no dia 17 de setembro, no mesmo dia em que o governador André Puccinelli assina a ordem de serviço, logo após o evento de inauguração da Via Morena, etapa Duque de Caixas. A informação foi repassada durante reunião do diretor da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Rudel Espíndola Trindade Junior, com o representante da empresa Equipe Engenharia, engenheiro Carlos Augusto que vai executar as obras de recapeamento asfáltico.

De acordo com Rudel, a reunião foi importante para o conhecimento dos detalhes da obra e para preparar, a partir daí, a mudança temporária das linhas de ônibus, o processo de interdição da via em cada trecho trabalhado e a orientação aos motoristas, evitando ao máximo o transtorno aos usuários da avenida que tem 7,5 quilômetros, interligando as regiões leste-oeste da cidade. A primeira interdição acontece neste sábado (17.09), a partir das 6h30min no trecho que começa da Praça Newton Cavalcante até a rua Iguassu.

Acompanhado de sua equipe técnica, o titular da Agetran questionou os detalhes das obras, o ritmo dos trabalhos e a forma como serão executados. De acordo com o representante da empresa, as quadras têm características diferentes de piso asfáltico e tamanhos diversos uma das outras e, por isso, não é possível determinar com precisão o andamento das obras em cada uma delas. "A intenção é interditar quadra a quadra, retirar o asfalto com a máquina de fresagem (raspagem), iniciar o trabalho de regularização da pista e cobrir com o recapeamento asfáltico", explicou o engenheiro. De acordo com o representante da Equipe Engenharia, pouco tempo depois desse processo já é possível liberar o trecho interditado.

Início das obras

Previstas para acontecerem no prazo máximo de seis meses, as obras de recapeamento da Avenida Afonso Pena terão início a partir da Praça Newton Cavalcante em direção ao centro. O primeiro trecho segue da Praça até a rua Iguassu, no sentido bairro-centro e em seguida retoma para o outro lado, sentido bairro. A primeira etapa acontece até a avenida Ernesto Geisel, quando as obras retomarão na outra ponta da avenida, a partir da Avenida Moacir do Carmo mais conhecida como Avenida do Poeta (na entrada do Parque dos Poderes). Por último, será feito o centro da cidade.

Em comum acordo com a empresa de engenharia, ficou decidido que as obras serão executadas no período do dia, devido à movimentação das máquinas e do barulho. Os trabalhos no período noturno ocorrerão somente nos trechos onde não há moradias, somente comércio.

Em complemento às obras de revitalização da avenida Afonso Pena, a Agetran por meio de recursos disponibilizados por convênio com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), no valor de R$ 374 mil, executará a nova sinalização horizontal da via e a reforma dos semáforos que receberão lâmpadas de "leds" e do sistema de tubulação e de fiação subterrânea. "A troca da fiação vai resolver os problemas de curto-circuitos em períodos de chuvas, quando a água entra na tubulação", exemplifica Rudel. Segundo o diretor, a sinalização horizontal terá pintura em material diferenciado, com maior durabilidade, podendo chegar a cinco anos de uso da via.

Opções de desvio

As orientações de opção de acesso alternativo, durante as interdições, serão apresentadas pela Agetran nos dias que antecedem a cada fechamento da via.

Na interdição do primeiro trecho (Praça Newton Cavalcante - Rua Iguassu), a Agetran orienta para o uso das seguintes vias alternativas: Para quem vem da avenida Duque de Caxias, sentido bairro-centro, a opção é seguir pela avenida Tiradentes, prosseguir pela rua 26 de Agosto e subir pela rua Iguassu, que dará acesso à avenida Afonso Pena. Esse trajeto, será feito pelos ônibus do transporte coletivo que passam pela avenida Afonso Pena.