Tecnologia

Diogrande digital: economia e agilidade no processo de editoração

26 SET 2011 • POR Denílson Secreta • 16h05
Diogrande agora na versão digital

Instituído no ano de 1997, sendo que a primeira publicação aconteceu em janeiro do ano posterior, o Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), a partir desta segunda-feira (26.09), passa a ser disponibilizado apenas por meio digital, via internet - no site www.capital.ms.gov.br/diogrande.

Nesta manhã, o prefeito da Capital, Nelson Trad Filho, acompanhou o lançamento da versão eletrônica, em solenidade no auditório da Casa Engenheiro Carlos Mônaco, na Esplanada Ferroviária, que contou com a presença da secretária municipal de Administração, Aurenice Rodrigues Pinheiro Pilatti, e de toda a equipe responsável pelo Diogrande.

Para o prefeito, a ação significa um avanço na administração pública municipal. "A ferramenta vai certamente contribuir para que mais pessoas se interem das ações do município, já que hoje a internet está ao alcance de grande parte da população. Sem contar com a redução de custos que a versão eletrônica vai resultar, a partir de o momento em que não precisará mais de veículo para o transporte do material, como também não serão utilizados papéis para a impressão, o que além de valor de moeda, contribui significativamente com o meio ambiente. É a política da nossa administração, promover o desenvolvimento sustentável", afirmou Nelsinho durante o lançamento.

A titular da Semad, órgão responsável pela editoração e diagramação do Diogrande, ressaltou que a versão eletrônica do Diogrande permitiu à Prefeitura aliar as novas tecnologias à realidade atual. "O trabalho fica mais fácil, além de tornar mais ágil todo o processo. Isso garante autenticidade, com a certificação digital. Procuramos dar prioridade ao princípio constitucional da economicidade e da publicidade".

Segundo Aurenice, o resultado deste trabalho é fruto de parceria com o Instituto Municipal de Tecnologia da Informação (IMTI), cujos técnicos desenvolveram o sistema e-diário, em formato PDF e plataforma web.

Sobre o Diogrande

A partir de hoje (26), o cidadão interessado em publicar matéria no Diogrande poderá enviar a sua matéria via internet, não sendo mais necessário o seu comparecimento na Semad. Já os usuários internos utilizarão o sistema intranet, e-diário.

Além dessas mudanças, os diários de janeiro de 1998 até agosto de 2004, estão sendo digitalizados, para disponibilização até janeiro de 2012.

Como será

As matérias a serem publicados no Diogrande deverão ser encaminhas até as 15 horas via novo sistema e-Diário. O servidor enviará sua matéria para publicação via sistema, por meio de seu login e senha, de acordo com as normas técnicas para publicação.

O cidadão interessado em publicar um texto deverá acessar o endereço www.capital.ms.gov.br/diogrande Ao acessar o site pela primeira vez, o mesmo fará um cadastro para realizar o envio de seu texto via Internet. Após o cidadão preencher os dados solicitados, tendo como login de acesso o número de seu CPF, o mesmo terá acesso à página online para efetuar o envio de sua matéria a ser publicada.

No momento que o cidadão enviar sua matéria, o sistema fará a validação conforme as normas de publicação, sendo necessária alguma alteração, o próprio sistema emitirá uma alerta para a devida correção.

Após a validação, será emitido o comprovante para pagamento com o valor calculado pelo sistema. Portanto, o cidadão após efetuar o pagamento, poderá enviar até as 15 horas via e-mail ou fax o seu comprovante pago, para que assim seu texto seja publicado no seguinte dia útil.