Quase metade das mulheres de MS consideram difícil o sucesso profissional com filhos, revela estudo
Pesquisa brasileira destaca que 3 em cada 7 brasileiras têm ou tiveram medo de perder o emprego por conta da gravidez
17 MAI 2017 • POR Da redação com assessoria • 07h52Mais da metade das mulheres no Brasil, 56%, consideram considera improvável o sucesso profissional de mulheres com filhos. Em Mato Grosso do Sul o indíce de pessimesmo é menor, mas atinge quase metade das mulher, 49%. É o que aponta um estudo do portal Trocando Fraldas com 11 mil brasileiras de todo o Brasil.
Medo de perder o emprego por conta da gravidez
Faz parte dos Direitos Trabalhistas no Brasil, o direito à estabilidade, em que a partir da descoberta da gestação, a mulher não pode ser demitida, e essa estabilidade é garantida desde o início da gravidez até 120 dias após o nascimento da criança. Mas ainda assim no Brasil, muitas mulheres sentem-se ‘ameaçadas’ a serem demitidas logo após voltar da licença-maternidade.
A pesquisa também aponta que 3 em cada 7 brasileiras têm ou tiveram medo de perder o emprego devido à gravidez. O medo é maior entre as mulheres da região Centro-Oeste e Sudeste (43,8%).
Após a chegada do bebê, o estudo mostra que o problema em comum entre as mulheres é conseguir uma vaga em creche. Em todas as regiões brasileiras, as mulheres relataram dificuldades para matricular seus filhos, sendo a região Centro-Oeste com maior dificuldade.
Em 2016, em pesquisa realizada pela Rede Mulher Empreendedora, patrocinada pelas empresas Avon, Facebook e Itaú com 1.300 mulheres de todo o Brasil, é destacado que 75% das mulheres decidiu empreender após a maternidade.