Geral

Horário de verão começa dia 16

7 OUT 2011 • POR Arquivo • 10h59
Horário de verão começa dia

O horário de verão deste ano terá início daqui a pouco mais de uma semana, no dia 16 de outubro, e terminará no dia 26 de fevereiro de 2012. Neste período, os brasileiros que moram nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste terão que adiantar o relógio em uma hora.

Nesse período, os dias têm maior duração por causa da posição da terra em relação ao sol, e a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada.

Além do melhor aproveitamento da luz natural, há uma queda na demanda máxima do sistema elétrico em função do deslocamento da ponta de carga para fora do horário de pico habitual. Este efeito alivia o carregamento dos sistemas de transmissão e distribuição de eletricidade, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde o consumo de energia é mais acentuado nesta época do ano.

Na última vez em que foi adotado, no entanto, o resultado da medida foi inferior ao esperado pelo setor elétrico e em relação à edição anterior. A redução de demanda na última edição foi de 4,4%. No ano anterior, a economia foi maior, de 4,7%.

Desde 2008, um decreto presidencial estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.

De acordo com o decreto, a mudança no horário ocorrerá, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval -como ocorrerá em 2012-, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.

Mato Grosso do Sul

Na área de concessão da Enersul, que abastece 73 dos 78 municípios de Mato Grosso do Sul, a redução de demanda no horário de ponta, que ocorre entre 17h e 22h, foi de 4,1% no último horário de verão. isso significa uma economia de 28MW, o que equivale a demanda no horário de ponta da cidade de Corumbá.

Com o horário de verão, a redução no consumo de energia para o Mato Grosso do Sul foi de 0,5 %. Essa economia de energia equivale ao consumo de um mês do município de Ponta Porã, com uma população de aproximadamente 78 mil habitantes, conforme dados do último censo do IBGE em 2010.