Geral

PRF apreende contrabando em fazenda que faz fronteira com o Paraguai

22 OUT 2011 • POR PRF • 12h09
Policial aponta onde estava instalada a tirolesa, na margem do rio que separa o Brasil do Paraguai

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) com uso de helicóptero descobriu nesta quarta-feira (19) um entreposto de contrabando de cigarros do Paraguai para o Brasil. A estrutura estava montada em uma propriedade rural de Caracol, município a 384 quilômetros de Campo Grande, na margem do rio Apa, que separa os dois países. A apreensão foi divulgada pela unidade somente neste sábado (22).

Segundo a PRF, para passar as caixas de cigarro do Paraguai para o Brasil os contrabandistas utilizavam uma tirolesa sobre o rio. Assim que o helicóptero avistou a estrutura que ficava em meio a uma mata, pousou, fazendo com que as quatro pessoas que estavam no local fugissem.

No entreposto do contrabando, a PRF diz que foram encontrados 845 caixas de cigarro, que estariam avaliadas em aproximadamente R$ 260 mil. O cigarro, conforme a polícia, após ser atravessado do Paraguai para o Brasil era escondido sobre caixas e coberto com uma lona em meio a mata.

Também foram apreendidos um carro, um caminhonete, duas espingardas calibre 22 e aproximadamente 100 munições calibre 22 e 38.

Para fazer o transporte do material apreendido, a PRF acionou o Exército, que mobilizou três caminhões e 25 militares para ajudar na operação. Também compareceram ao local cinco auditores da Receita Federal, que anteciparam que o dono da propriedade rural será multado em R$ 200 mil e ainda um fiscal da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).

O material apreendido foi encaminhado para o quartel do Exército em Bela Vista e depois para a Receita Federal.