Política

Parlamento Jovem é exemplo de cidadania, diz Paulo Siufi

26 OUT 2011 • POR Divulgação • 15h52
Paulo Siufi

Fomentar a consciência política, a promoção da cidadania e a responsabilidade pela "coisa" pública são alguns dos fatores que tornaram possível a realização da 2ª Sessão Especial do Parlamento Jovem, ocorrida nesta quarta-feira (26), na Câmara de Vereadores de Campo Grande.

Para o vereador e presidente da Casa de Leis, Paulo Siufi (PMDFB), a iniciativa instiga o jovem, desde cedo, a ter vontade de tomar conhecimento das leis que regem o município onde moram fazendo com que eles possam exercer a plena cidadania de forma sólida e consciente. "O parlamento jovem é a exemplificação da cidadania. Os jovens participam e demonstram ter um envolvimento e um trato para com o que é público de forma transparente e responsável e é isso que nós esperávamos desses parlamentares que eles possam continuar participativos", ressaltou Siufi.

A sessão transcorreu normalmente, com apresentação, votação e discussão de projetos elaborados pelos próprios vereadores mirins. "A gente não pode interferir, nós pais temos a responsabilidade de educar nossos filhos para que além de darmos bons exemplos devemos ensinar princípios e valores, principalmente os mandamentos de Deus. Assim podemos nos tornar seres melhores e instruí-los e prepará-los para que tenham sua própria autonomia , assim eles próprios poderão tomar suas próprias escolhas e decisões. Aqui eles vão ter noção de criar coisas novas e boas para a sociedade", disse Mackson da Silva Vianna, pai do vereador mirim Mackson da Silva Vianna Junior.

Segundo o presidente da Mesa Diretora do Parlamento Jovem, Mackson da Silva Vianna Junior, a experiência de atuar como legislador municipal faz com que seja possível pensar em uma sociedade ainda melhor. " É muito bom estar participando, ter essa oportunidade, acredito que eu posso fazer algo de bom para a sociedade", acrescentou o vereador mirim.

O Parlamento Jovem foi instituído por meio da Resolução nº 1.119/10, e proposto pelos vereadores Paulo Siufi (PMDB) e Dr. Jamal Salém (PR). A proposta tem dentre seus objetivos incentivar a participação da juventude nas deliberações ocorridas no Legislativo Municipal.

Os estudantes foram empossados em sessão realizada no último dia 13 de setembro e marcada pela escolha da Mesa Diretora, eleita pelos estudantes e votação de Projetos de Lei, de autoria dos vereadores mirins. A Mesa Diretora do Parlamento Jovem é presidida por Mackson da Silva Vianna Junior, até a data de 31 de dezembro de 2011.