Geral

Obras de recapeamento nos altos da Avenida Afonso Pena estão aceleradas para o Natal

7 NOV 2011 • POR Edemir Rodrigues • 09h59
Obras na avenida Afonso Pena

Se as obras do recapeamento continuarem neste ritmo, a expectativa é que antes do mês de dezembro o trecho que vai da rotatória do Parque dos Poderes até o Shopping Campo Grande já esteja concluído. Desta forma a população que for visitar a "Cidade do papai Noel" ponto turístico no fim do ano, não terá transtornos. Hoje (7) o trecho que está interditado inicia na rua San Marino Parque e se estende a 400 metros, no sentido Parque dos Poderes-Centro. A previsão se o tempo permanecer estável é que seja concluído em dois dias. A Agetran lembra que durante os trabalhos a outra pista funcionará em mão dupla.

Neste período de recapeamento da avenida a Agetran orienta os condutores a evitarem congestionamentos e a fazerem desvios pela rua Antônio Maria Coelho ou pela avenida Mato Grosso.

Recapeamento da Afonso Pena

As obras da principal avenida da Capital estão "superando as expectativas". Foi o que comentou o secretário de Obras Públicas e de Transportes, Wilson Cabral. As obras que iniciaram em setembro estão bem adiantadas e a previsão é que sejam concluídas antes do prazo. "A previsão era que obra fosse concluída em março de 2012, agora devido às obras estarem adiantadas acreditamos que em janeiro a avenida esteja reformada", explica Cabral.

O governo do Estado está investindo 6,9 milhões para a realização da obra. Esta é a primeira vez que a Afonso Pena é totalmente restaurada. Em torno de 12 máquinas e 50 homens trabalham na obra durante todo o dia para realizar um trabalho com qualidade. "Decidimos trabalhar somente durante o dia para evitarmos transtornos e principalmente para garantirmos um trabalho de qualidade. Estamos tendo cuidado com todos os detalhes e fazemos questão de acabamento bem feito", comenta Cabral.

A terceira etapa que se refere aos altos da avenida Afonso Pena é considerada o trecho mais tranquilo devido ao fluxo de veículos ser menor. Portanto a forma de trabalhar está diferenciada. "Pelo fato de essa etapa ser um pouco mais tranquila decidimos aumentar os trechos de obras. Nas outras etapas trabalhamos com trecho de 200 a 300 metros, já na terceira etapa nós aumentamos o trecho de obras que é de 800 metros", argumenta o secretário.

A revitalização da avenida é desenvolvida em três etapas: a primeira etapa teve início no mês de setembro no prolongamento da avenida Duque de Caxias até a avenida Ernesto Geisel; a segunda etapa se trata da área central, no trecho que vai da avenida Calógeras até a rua Bahia. A segunda etapa teve início no começo deste mês e é o trecho mais complicado por se tratar de uma área com fluxo intenso de veículos. Já a terceira e última fase refere-se aos altos da avenida Afonso Pena, na região do Parque dos Poderes até a rua Bahia.

O recapeamento se dá por fases: primeiro o asfalto é retirado, em seguida é feita a regularização da pista e por fim o recapeamento. A revitalização da avenida inclui, também, a retirada dos estacionamentos e a criação de canteiro central. Esta é a primeira avenida a receber o recapeamento total, mas o governador do Estado já estuda a possibilidade de reformar outras avenidas em 2012. "Decidimos ajudar na reformar da Afonso Pena por se tratar do cartão postal da cidade. A avenida atravessa toda a cidade. Entretanto, o governador verifica a possibilidade de recapear outras avenidas no ano que vem", comenta o secretário.

Para evitar transtornos a Agetran divulga diariamente a interdição que acontecerá no dia seguinte e as opções de desvio. As informações podem ser obtidas pelo site www.noticias.ms.gov.br .