Prefeitura realiza Censo do Cidadão em duas aldeias urbanas
5 SET 2017 • POR Da redação com assessoria • 13h34A prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos, realizou o Censo Cidadão Direitos Humanos, nas aldeias urbanas Tumuné Kalivono, no bairro Santa Mônica, e na Comunidade Indígena Jardim Aeroporto. Os dados coletados, que estão sendo tabulados, servirão como observatório municipal a fim de subsidiar todas as secretarias municipais.
A equipe que trabalha o Censo Cidadão Direitos Humanos passou por capacitação para maneiras de abordagem, manuseio de ficha cadastral e também motivacional envolvendo instrutores representantes de diversas secretarias da prefeitura. Os instrutores são ligados aos direitos da criança e adolescente, pessoas com deficiência, idosos, movimentos de luta para promoção de igualdade racial e diversidade de gênero.
O Censo Cidadão Direitos Humanos é um trabalho pioneiro em Campo Grande e desenvolvido pela Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos. O trabalho consistiu em pesquisas casa por casa, colhendo informações sobre o quantitativo de pessoas moradoras na residência, se há pessoas desempregadas, quantas crianças e se estão na escola ou creche, dentre outros questionamentos socioeconômicos e sobre a infraestrutura que a comunidade possui.
Os dados coletados vão contribuir para conhecer as comunidades com maior vulnerabilidade social e propiciar ações que venham a dar mais eficácia às políticas públicas a ser desenvolvidas nessas localidades.