Geral

Greve nos Correios começa com paralisação em 25 cidades do Estado

21 SET 2017 • POR Da redação com assessoria • 11h39
Reprodução

O primeiro dia da greve dos correios nesta quarta-feira (20) teve adesão de 25 municípios de Mato Grosso do Sul, de acordo com balanço parcial do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios, Telégrafos e Similares de Mato Grosso do Sul (SINTECT-MS). Na Capital, a adesão também é maior que na última e recente greve realizada contra a retirada de direitos da categoria.

Seguindo a orientação da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios (FENTECT), o sindicato decidiu pela adesão à paralisação nacional da categoria em assembleia na noite de terça (19).

Para a presidente do SINTECT-MS, Elaine Regina Oliveira, o momento é decisivo para se garantir a assinatura de Acordo Coletivo de Trabalho que garanta os direitos e benefícios já conquistados pela categoria bem como o reajusta salarial. 

“Em plena data-base para negociação do nosso acordo nacional não podemos ceder à chantagem da direção da ECT. Somente um forte movimento nacional poderá garantir nossos direitos. É um insulto à categoria o fato de que passados mais de 40 dias da entrega da pauta de reivindicações a direção da empresa não tenha proposta nada além de redução de nossos benefícios. Não podemos aceitar. A greve só está começando”, afirma.

Além da garantia de benefícios, como o Plano de Saúde, os trabalhadores reivindicam 8% de reajuste salarial, reajuste no valor do ticket-refeição, reajuste linear de R$ 300,00 para todos os trabalhadores e manutenção das cláusulas que já constam no atual Acordo Coletivo de Trabalho, como garantidas à mulher trabalhadora, entre outros tópicos.